Evento do Neabi agita o campus Volta Redonda

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Volta Redonda realizou, no dia 08 de agosto, uma palestra enfatizando a importância da representatividade negra na formação dos jovens estudantes, tendo como público-alvo toda a comunidade acadêmica.

Durante a palestra, os alunos puderam debater o assunto com a diretora do núcleo de Volta Redonda do Sindicato Estadual de Profissionais da Educação (Sepe) e mestra em ensino de História, Juliana Carvalho, e com a aluna do curso de Licenciatura em Física do campus Laiz Moreira.

O evento contou também com a participação do grupo “Meninos do Batuque”, formado por alunos do CIEP 484 Toninho Marques, localizado no bairro Belmonte, em Volta Redonda. O grupo faz uso de instrumentos recicláveis para executar suas performances.

Para a professora de língua inglesa e coordenadora do Neabi, Jacqueline Gomes Vicente, a apresentação dos meninos foi um sucesso. “No início, éramos apenas o grupo que estava na palestra. Mas quando eles começaram a tocar, alunos e professores de outras turmas correram para assistir”, comentou a professora.

O Neabi tem como objetivo principal articular ações e pesquisas de ensino e extensão de caráter interdisciplinar relativas às diretrizes curriculares para a educação das relações étnicas raciais e ensino da história da África e da cultura afro-brasileira e indígena.

Colaboração: Daniela Romanelli