Logo IFRJ

Um exemplo de sucesso na inclusão social

A Direção-Geral do Campus São João de Meriti informa que o primeio estudante surdo fluente em Libras do campus acaba de ser contratado como docente no quadro de funcionários da Secretaria de Educação da prefeitura local. Bruno Daniel da Conceição vai atuar na educação de surdos, compondo a Equipe Multiprofissional do CAEE - Centro de Atendimento Educacional Especializado da cidade.
 
A foto registra o encontro ocorrido no dia 4 de março de 2020, quando Bruno, acompanhado de sua mãe, vieram conhecer as instalações do campus e conversar com nossa intérprete de Libras, hoje coordenadora de Extensão, Carla Leôncio. Na época, ele também cursava o 3º ano do ensino médio na rede pública estadual.
 
Durante as aulas no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, do Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais, Bruno sempre pode contar com a interpretação em Libras de nossa intérprete Carla Leôncio. Ele optou por continuar na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e, hoje em dia, é estudante do curso superior bilíngue de Pedagogia – Licenciatura Plena – no Instituto Nacional de Educação de Surdos. "Um importante exemplo que fortalece a importância do trabalho do Tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa (TILP) disponibilizado a população pelo IFRJ".
 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS