Expansão do Campus Arraial do Cabo à vista

A Câmara Municipal de Arraial do Cabo aprovou e sancionou a lei que cede ao IFRJ o terreno localizado na Travessa Pinto de Macedo, n.o 10, Prainha, Arraial do Cabo-RJ, a área de 630 m.2.

A expansão do Campus era uma reinvindicação antiga de servidores e alunos, e foi possível graças as articulações feitas em conjunto pela reitoria do Instituto e pela Direção-Geral da unidade. De acordo com diretor-geral David Barreto Aguiar, a expectativa é que futuramente o campus consiga atender até 1400 estudantes.  “A luta por uma área de expansão já dura aproximadamente uns dois anos e meio. Tivemos a necessidade de realizar muitas articulações no poder local e no Estado, mostrar ainda mais a nossa importância como instituição que forma estudantes com qualidade na Região dos Lagos e que a expansão só trará benefícios ao município sede e a todo o seu entorno com a possibilidade de criação de mais um eixo do conhecimento com novos cursos e a chegada de mais servidores”.

equipe de 4 pessoas do campus Arrial do Cabo posam de pé para foto
David Barreto (E) e a equipe do campus

David lembra que ampliar a estrutura física sempre foi uma grande necessidade. “Nesse término de gestão conseguimos ampliações importantes como a da biblioteca e dos banheiros do Campus e agora com essa possibilidade do novo anexo os servidores ganharão mais qualidade para desempenhar as suas funções num espaço mais amplo”.

O diretor destaca o esforço conjunto para que a cessão acontecesse. “O papel da Reitoria foi imprescindível nas articulações. Agradeço especialmente ao nosso reitor Rafael Almada e à Pró Reitoria de Administração e Desenvolvimento (PROAD), na figura de Igor Valpassos, pelos muitos momentos de participação e de dedicação a essa causa”.

Os próximos passos incluem a elaboração de um projeto para as novas instalações. “Com esse projeto em mãos, buscaremos apresentá-lo ao MEC para obtenção de Transferência de Recursos (TED's), além das emendas que serão apresentadas à Bancada Parlamentar Federal do Estado do Rio de Janeiro, com vistas a obter financiamento para compra de equipamentos e mobiliários”.

Diário Oficial