Logo IFRJ

A exploração sustentável dos recursos marinhos

Com o tema "Os múltiplos usos e a exploração sustentável dos recursos marinhos", teve início nesta segunda-feira, 5 de junho, a VI Semana de Meio Ambiente do Campus Arraial do Cabo. O evento reúne especialistas, estudantes e membros da comunidade interessados na preservação e utilização responsável dos recursos marinhos.

A mesa de abertura contou com a presença do diretor geral, David Barreto de Aguiar, o coordenador de Extensão, Alexandre Mioth Soares, o Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, Eros Izidoro Amaral, e o Coordenador do Curso de Especialização em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras, Omar Souza Nicolau.

Durante a cerimônia de abertura, os integrantes da mesa enfatizaram a importância de refletir sobre a relação entre sociedade e meio ambiente. David Barreto também destacou a relevância do papel desempenhado pelo Campus Arraial do Cabo na formação de profissionais capacitados e conscientes dos desafios ambientais.

A primeira palestra, "Poluição Marinha: conceitos e soluções", foi ministrada por Robson Campos, Mestre em Química Ambiental e coordenador do Laboratório de Controle de Qualidade da Estação de Tratamento de Águas do Guandu. Durante sua apresentação, Campos abordou os conceitos-chave relacionados à poluição marinha e destacou os impactos negativos que ela causa nos ecossistemas, especialmente no que tange à contaminação por microplásticos.

O palestrante apresentou soluções viáveis para enfrentar esses desafios, como o aumento do saneamento básico à população e o uso de emissários submarinos, falando ainda de possibilidades futuras para tratamentos mais específicos, como o uso de filtração com uso de membrana, ressaltando a importância da colaboração entre governos, instituições e sociedade civil.

A VI Semana de Meio Ambiente do Campus Arraial do Cabo continuará com uma programação diversificada, incluindo palestras, exposições e oficinas voltadas para a conscientização e ação em prol da preservação dos recursos marinhos.

Colaboração: Verônica Trindade

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS