Logo IFRJ

Extensão Cultural: espetáculo “Grande Sertão: Veredas Riobaldo” online

A Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ, por meio do programa Extensão Cultural, está disponibilizando ingressos para o espetáculo “Grande Sertão: Veredas Riobaldo”, que acontecerá no dia 02/08, às 16h, através da plataforma Zoom.

No espetáculo, o ex-jagunço Riobaldo, hoje um próspero fazendeiro, relembra sua vida com os três amores que determinaram sua travessia: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O grande amor por Diadorim que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num “homem de bem”.

A peça aborda questões existenciais, como religiosidade, a relação do homem com Deus – e com o Diabo –, o real e o misterioso, a sexualidade, a masculinidade e o amor, em suas mais diversas formas. Estas questões extrapolam o Sertão, são conflitos universais. Através do recorte feito na obra de Guimarães Rosa, o monólogo busca jogar luz sobre o papel das mulheres na vida e nos caminhos deste sertanejo, e refletir universalmente sobre a travessia do ser humano pela vida.

Os interessados devem preencher este formulário até as 17 horas do dia 30/07/2020 (quinta-feira). A divulgação do resultado aos contemplados será no dia 30/07/2020 (quinta-feira), após as 18 horas, somente através do e-mail informado no formulário.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS