Farmácia e teatro na Semana da Química

O terceiro dia da 39ª Semana da Química no Campus Rio de Janeiro seguiu o seu cronograma de palestras, oficinas, visitas guiadas, minicursos, atividades esportivas e culturais, sempre contando com a participação da comunidade interna e externa.

No período da manhã, o grupo de extensão “Farmácia na Comunidade” realizou uma atividade no hall de entrada do Instituto, com o tema “Medicamento é coisa séria”, onde puderam distribuir panfletos referentes ao uso racional do medicamento. Além disso, também houve atividades de aferição de pressão arterial e glicemia, realizadas por alunos do curso Técnico em Farmácia.

Durante a tarde foi a vez da turma do curso Técnico em Alimentos invadir o auditório. Inicialmente, com a palestra “Tecnologia de alimentos e inovação”, ministrada pela professora do IFRJ, Márcia Cristina da Silva e mediada pelo também professor da casa, José Ricardo Hassel Lopes.

peça de teatro no palco/ 5 pessoas em cena/

Após esse momento, chegou a hora do teatro interativo “Perigo no pedaço” interpretado por alunos do próprio curso. Onde foi mostrado um cenário do dia a dia, em que os personagens não faziam o manuseio correto dos alimentos. A interatividade veio em seguida, quando a peça teatral foi repetida e pausada em momentos estratégicos para que o público pudesse participar e perceber os erros ali presentes. Cada pausa veio acompanhada de uma pergunta, quem acertasse, ganhava um cupcake ao fim do quiz.

A estudante Islani Felicio, do sétimo período do curso Técnico em Alimentos conta que a ideia do teatro foi uma iniciativa da própria turma. “Nos reunimos e pensamos que seria mais fácil trazer o conteúdo dessa maneira, levando para o lado do entretenimento, ao invés de ficarmos falando”, conta. E exaltou a importância de participar do evento. “Estar na Semana da Química é uma loucura, a gente não dorme, mas realmente vale a pena”.

Colaboração: Fernanda Monteiro