Festival Literário completa sua 6ª edição em São João de Meriti

reitor Rafael Almada no FLIDAM 2018

Com o tema “Abolição? 130 anos depois”, a 6ª edição do Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti (FLIDAM) ocorreu nos dias 21 a 25 de novembro, na Praça da Matriz, em São João de Meriti. A abertura contou com a presença de autoridades, líderes religiosos e membros do corpo civil.

O evento teve como objetivo fomentar a igualdade racial e confrontar o racismo, que ainda é uma realidade na sociedade. Além disso, o FLIDAM promoveu diversas atividades culturais gratuitas, entre elas: palestras, debates, feira do livro e de artesanato, “FlidamCine” e “Trem do Flidam”.

Para a composição da mesa de abertura, o IFRJ foi representado pelo reitor, Rafael Almada, que demonstrou alegria em fazer parte do festival: “Nós enaltecemos a igualdade dentro do Instituto e estamos muito felizes em participar, mais uma vez, deste evento em São João de Meriti”, disse.

Flidam 2018

A mesa contou também com a presença da pró-reitora de Extensão, Cristiane Henriques, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rodney Albuquerque, e do diretor-geral do campus São João de Meriti, Sergio Moraes.

Rodney Albuquerque, também curador do evento, enalteceu o papel da Literatura como um direito fundamental: “Se cada criança tiver um livro na mão, em vez de armas, a sociedade será muito melhor”, falou. E acrescentou: “É muito importante ter um evento como este no município de São João de Meriti, principalmente em um local de grande circulação de pessoas, como a Praça da Matriz”, concluiu.

Além do público local, marcaram presença os alunos do campus São João de Meriti, que contaram com a disponibilização de um ônibus para levá-los ao festival.