Financiamento Coletivo atinge a meta e jogo sobre espaços culturais de Niterói será concretizado

O projeto Salvaguarda Digital para o Circuito Ingá-Boa Viagem - resultado de uma parceria entre a startup Iná Game Studio, proveniente do Campus Eng. Paulo de Frontin, e o Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult) - atingiu a meta da campanha de financiamento coletivo e poderá ser concretizado.

O Salvaguarda Digital é um jogo eletrônico que propõe ampliar a forma como o público se relaciona com os patrimônios. Com ele será possível explorar, conhecer, interagir e levar consigo os patrimônios dos bairros da Boa Viagem, São Domingos e Ingá, em Niterói (RJ), de uma maneira híbrida, capaz de enfrentar os desafios impostos pela pandemia e auxiliar esses espaços no momento de retomada pós-pandemia.

O jogo de dispositivo móvel prevê tanto um tour virtual e imersivo, que pode ser feito a distância, quanto propõe aos visitantes um circuito na proximidade dos bairros dentro da lógica de passaporte cultural, onde cada patrimônio representa um ponto de check-in e os usuários colecionam “carimbos” por onde visitam. Dentre as interatividades previstas para o game estão desafios para serem realizados presencialmente, que ajudam a contar a história de cada patrimônio, além da possibilidade de tirar fotos com intervenções digitais que podem ser compartilhadas.

Para além dessa mecânica, o game pretende utilizar recursos de realidade aumentada para expandir a possibilidade de conhecer o acervo dos patrimônios beneficiados através dos smartphones dos próprios visitantes.

“Com a aprovação no financiamento coletivo, já realizamos visitas técnicas aos espaços contemplados na proposta e definimos as interações para essa versão, com lançamento fechado previsto para final de janeiro. Diferentemente de outras aplicações de museus, o Salvaguarda Digital tem como diferencial interações customizadas em realidade aumentada, não só com o espaço mas também com os acervos, inclusive de um museu que estava fechado há mais de dez anos, através de um circuito de visitação e recompensas compartilháveis”, explicou Anny Caroline de Sousa, responsável pela startup Iná Game Studio.

Anny contou que a proposta de interface inicial ainda está sob aprovação dos stakeholders (públicos de interesse). E que em novembro será lançado um devblog, que é um canal de comunicação para o público acompanhar mais de perto o desenvolvimento do jogo.

O projeto Salvaguarda Digital surgiu a partir de um projeto do egresso do curso de graduação em Produção Cultural da UFF - Universidade Federal Fluminense, Fernando Henrique Schuenck, atualmente mestrando em Comunicação pela universidade, em parceria com seu professor Mário Pragmácio, no Departamento de Arte da UFF e também do mestrado no Iphan. Foi um dos 10 projetos selecionados pelo BNDES+, para o Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural - Edição LAB, de financiamento a projetos culturais.

“Por conta de encontrar o nosso propósito em ressignificar a jornada de visitantes e utilizar o território como mecânica de diversão, encontramos a equipe do IBDCult, liderado por um exímio profissional da UFF, que por ponte feita por um professor do IFRJ, nos foi indicado pelo time da Gigoia Studios a tocar esse projeto. O IBDCult foi aprovado no edital do BNDES com a Benfeitoria e hoje estamos desenvolvendo um jogo de impacto para o desenvolvimento social e cultural que propõe explorar espaços culturais da cidade de Niterói. A ideia é expandir a possibilidade de conhecer acervos e territórios únicos, além de receber recompensas e ser reconhecido como agente patrimonial, (re)descobrindo a noção de espaço público e como se relaciona com os patrimônios de Niterói”, completou Anny.