Logo IFRJ

Um gol de placa em Arraial do Cabo

O campus Arraial do Cabo inaugurou sua quadra poliesportiva no dia 24 de maio, e na ocasiao também recebeu a visita do reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, em mais uma edição do projeto Diálogos com o Reitor, que percorre todos os campi da Instituição.

A quadra poliesportiva é um sonho antigo dos alunos do campus e foi um projeto iniciado ainda na gestão do professor João Gilberto de Cavalho, e agora finalizada na gestão do atual diretor-geral, David Barreto. A concretização do projeto se deve a uma emenda parlamentar individual da deputada Benedita da Silva.

O reitor agradeceu o empenho de Benedita da Silva, que enviou uma mensagem em áudio para o campus, e falou da importância do diálogo com os poderes Executivo e Legislativo “Um diálogo inicial com um parlamentar, que tem no seu instrumento legislativo a possibilidade de complementar o orçamento de uma instituição para conseguir uma demanda especifica é sempre fundamental, requer articulação, mostrar propostas. Mas tem um segundo momento também, que é o de executar, de transformar o projeto em realidade. E isso é muito difícil. As emendas parlamentares vem com um destino específico e nós temos conseguido desenvolver o trabalho correto”.  

Rafael disse que esse esforço da atual gestão tem surtido efeito positivo, pois o IFRJ conseguiu emenda parlamentar individual e de bancada em 2019. “Estamos trabalhando arduamente para tentar reverter esse contingenciamento, para mostrar de forma clara o quanto cada campus nosso contribui diretamente na evolução dos municípios, de diversas formas. Mas, até lá, são essas emendas parlamentares que nos permitem respirar um pouco”.

Ainda sobre as quadras poliesportivas, o reitor explicou que a meta é reformar as quadras nos campi, e construir nos que ainda não possuem. “As próximas quadras que iremos inaugurar serão em Duque de Caxias, em Engenheiro Paulo de Frontin e no campus Paracambi. Temos a plena convicção do quanto esses espaços esportivos são relevantes para nossos alunos, para a prática esportiva e para melhorar a qualidade de vida. Não faltarão esforços para cumprir nosso objetivo em todos os campi”. Rafael aproveitou para elogiar o trabalho de Monika Batista, que está à frente da Engenharia do IFRJ.  

 O diretor-geral do campus Arraial do Cabo, David Barreto, agradeceu a toda a sua equipe e falou do momento de realização. “Além da quadra, nós temos 12 jogos de camisa, meias, caneleiras, sprays de marcação, cabos de aço para vôlei, raquetes para a prática de badminton etc. É uma conquista, sem dúvida”. Sobre seu primeiro ano à frente do campus, David disse que seu objetivo é o de difundir cada vez mais todo o trabalho desenvolvido pelo campus na formação dos discentes. “Vamos envidar esforços para que o IFRJ se torne cada vez mais conhecido e reconhecido na região, através de seu compromisso com a formação integral do aluno, atuando no mundo do trabalho e também como um cidadão pleno”.  

 Durante a tarde, o reitor retomou a conversa com alunos, servidores e também com os diretores do campus. Todos puderam esclarecer dúvidas e fazer sugestões de maneira direta. Rafael abordou diversos assuntos referentes ao primeiro ano de sua gestão, do que foi possível fazer até agora, da proximidade que busca com cada campus e cada servidor, e do possível impacto que pode vir com o contingenciamento do recurso anunciado pelo MEC.

Rafael lembrou que o atual momento não é de pânico, é de trabalho, é de mostrar o quanto o IFRJ de fato está junto no processo de mostrar à sociedade seus objetivos e suas conquistas. “Por isso é tão importante apresentarmos nossos resultados, mostrar de que forma nós contribuímos diretamente para uma transformação social e econômica em cada região, porque é isso que fazemos. Acho que o slogan de nossa campanha, o ‘IFRJuntos’ nunca foi tão significativo como agora. Porque o IFRJ é grande, e juntos, com nosso trabalho, nossa dedicação diária, somos gigantes”.    


O reitor inaugurou simbolicamente a quadra cobrando um penalti

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS