Governo Federal lança recurso para possibilitar assinatura eletrônica
Servidores do IFRJ cadastrados no portal gov.br poderão assinar documentos e validar transações eletronicamente. O recurso de assinatura eletrônica disponibilizado pelo governo federal permite que os cidadãos assinem um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.
Os usuários são os responsáveis pela guarda, sigilo e utilização de suas senhas, assim como de seus dispositivos de acesso. Atualmente, mais de 80 milhões de cidadãos fazem parte do Gov.br.
Para utilizar o serviço da assinatura digital do gov.br, é preciso ter uma conta validada por:
- Validação facial realizada pelo aplicativo Meu gov.br. (Baixar aqui)
- Bancos conveniados;
- Certificado digital;
Verifique aqui se sua conta no gov.br está validada para utilizar a assinatura digital.
Para mais informações e conferir um passo-a-passo para fazer o seu cadastro, acesse este link.
Com informações da Agência Brasil.