Grupo de poesia leva arte e debates sociais ao campus

O Campus Volta Redonda recebeu, através da Secretaria de Cultura do Munícipio e como parte da programação do Festival de Inverno, o grupo Slam da Guilhermina. No dia 03/09, a quadra do campus foi palco de apresentações musicais e concurso de poesia.

O grupo proporcionou aos alunos um debate sobre questões sociais e empoderamento feminino, em forma de poesia. Além disso, colaborou para dialogar com os conteúdos de arte urbana e contemporânea da disciplina de Artes Visuais, ministrada pelo professor Ayrton Ferreira, que considera valiosa a arte na vida dos discentes.

Para o professor, o evento foi importante, pois possibilitou aos alunos não apenas ver, como também experimentar um tipo de arte com um pé na tradição. “Não deixa de ser um sarau, mas com características bem atuais. É urbano, performático, participativo e feito por jovens como nossos próprios alunos. Isso tudo estudamos no decorrer do semestre”, disse o docente.

Ayrton comentou, também, a importância da compreensão dos estudantes diante dessa forma de fazer arte. “O Slam é um fenômeno muito atual e potente, ele valoriza o conteúdo e não apenas a colocação das palavras. O grupo expressa uma juventude que tem se colocado cada vez mais pensativa e atuante no mundo em que vive. De certa forma, reivindicam essa participação de uma forma bonita, através da poesia”, concluiu.

O Festival de Inverno é organizado pela Prefeitura Municipal; Fundação CSN; e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL) e tem como objetivo unir a cultura e a gastronomia local. O evento é gratuito e aberto ao público.

Colaboração: Daniela Romanelli