Logo IFRJ

A hora do acolhimento

Alunos dos cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes participaram da Semana de Acolhimento do Campus Duque de Caxias, nos dias 6 e 7 de fevereiro.   

A diretora-geral da unidade, Maria Celiana, recepcionou os ingressantes e falou sobre a organização do campus e da valorização dos espaços do Campus como um bem público.

O diretor de Ensino, Rafael Bernini, explicou a função da Direção de Ensino no campus e as atividades que são desempenhadas em parceria com as coordenações de curso, a Direção-Geral e a Coordenação Técnico Pedagógica (CoTP).

Os coordenadores dos cursos técnicos conheceram seus novos alunos e explicaram as particularidades de cada curso e as questões pertinentes a avaliação e ao mercado de trabalho de cada setor.

No primeiro dia, os responsáveis pelos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio participaram da palestra “Métodos e práticas para o estudo em casa”, ministrada pela professora Lucineide Lima de Paulo, que procurou conscientizar os pais a respeito da vida escolar dos alunos, incentivando a leitura e a necessidade de organizar o tempo.

O professor de Física, Vinicius Munhoz, conversou com os novos alunos sobre “Estratégias de estudo no Ensino Médio”, dando dicas de como estudar com eficiência e apresentar um comportamento de um estudante que saiba “administrar sua liberdade com responsabilidade”.

Ingressante do curso técnico de Química, a aluna Juliana Ramos elogiou os dias de Acolhimento. “Eu achei incrível, era meu sonho estar aqui. Espero muitas aprovações e que eu saia daqui formada”, falou.

No segundo dia do evento, os ingressantes conheceram a Biblioteca Maria Carolina de Jesus e tiveram a oportunidade de visitar o vasto acervo bibliográfico do campus, além de serem informados sobre a realização de eventos e a necessidade da criação de cadastro para o empréstimo dos livros.

Os calouros também tiveram o primeiro contato com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), que discute pautas como preconceito racial e cotas, através de debates e rodas de conversa entre docentes, técnicos e alunos do campus, e o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).

Finalizando os dias de Acolhimento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios onde serão realizadas as aulas práticas ao longo do curso.

Após a visita, o aluno Gabriel Lima, do curso técnico em Petróleo e Gás, falou sobre os primeiros dias de aula. “Gostei muito desses dois dias, deu para conhecer bastante sobre o colégio. Sempre tive o sonho de ingressar nesse colégio e agora a expectativa aumentou mais ainda, por saber que tem tantas coisas, tantos projetos”, explicou o estudante.

Texto: Pedro Henrique da Silva Pereira

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS