I Encontro do Dia Mundial do Meio Ambiente do campus Eng. Paulo de Frontin

Oficina de reaproveitamento de materiais

O I Encontro do Dia Mundial do Meio Ambiente do IFRJ campus Engenheiro Paulo de Frontin foi realizado no dia 05 de junho. O evento teve como objetivos unir a comunidade e profissionais da área de educação e meio ambiente para refletir sobre questões que impactam a qualidade do nosso ar e clima; discutir formas de melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo; e conhecer os aspectos ecológicos da região.

O encontrou contou com a presença da coordenadora pedagógica do Instituto Zoobotânico de Morro Azul (IZMA), Maria Cecília Rangel Monteiro Santos, e do biólogo e professor do IZMA, Angelo Roberto Mendonça, que palestraram e participaram de uma mesa redonda intitulada “Abordagem Interdisciplinar Sobre Mudanças Climáticas”, com mediação do professor Rodrigo dos Santos Borges.

Apresentação do jogo “Salve o Meio Ambiente”

As professoras Isabella Trindade Menezes e Vanessa Jacob Victorino, juntamente com o graduando Nathan de Freitas Alves apresentaram o projeto “Biologando na Memória Local”, que propõe a identificação das plantas presentes no campus e o compartilhamento dos saberes populares e sistematizados sobre as mesmas.

Durante o intervalo, foi realizado um café sustentável, cuja intenção foi promover um momento de interação dos participantes com diferentes produtos de produção orgânica, vegana e/ ou produzidos pela comunidade local. Durante o café, houve disseminação e discussão de informações sobre os benefícios desses produtos para a saúde, para o bem-estar social e para o meio ambiente, além de divulgar projetos socioambientais e estimular a coleta seletiva.

Sessão do documentário “Lixo Extraordinário”, seguido de debate

Outras ações incluíram: uma sessão do documentário “Lixo Extraordinário”, seguida de debate, que teve a mediação da professora Gabriela Almeida Kronemberger e do professor Alberto Alvadia Filho; apresentação do jogo “Salve o Meio Ambiente”, desenvolvido pelos estudantes do CST em Jogos Digitais Daniel de Melo Dornas, Jean Rosa Manhães e Karina Gomes de Siqueira; oficina de “reaproveitamento de materiais: chaveiros”, com a professora Pãmela Ketulin Mattos Gomes; e “noções básicas em primeiros socorros” com a enfermeira Jéssika Afonso Castro.