I Encontro dos Núcleos: Políticas de controle dos corpos
No dia 13 de setembro acontecerá, no Campus Paracambi, o “I Encontro dos Núcleos: Políticas de controle e emancipação dos corpos”. Será o primeiro evento que marca a união de todos os cinco núcleos do campus.
O objetivo do encontro é dar mais organicidade e transversalidade ao trabalho dos diferentes núcleos existentes no Campus. Para isto, elaborou-se desde o semestre anterior (2023-1) um eixo temático de atividades a partir do conceito geral de “corpo”. Uma das principais culminâncias é o encontro com o título de “Políticas de controle e emancipação dos corpos”. A escolha do evento levou em conta demandas correntes dos núcleos, assim como o princípio de integração que baseia a construção dos cursos dos Institutos Federais em todos os níveis oferecidos pelo Campus Paracambi.
Os interessados podem se inscrever neste link. Alunos e servidores não estão dispensados, mas para a participação geral da comunidade escolar no evento, as aulas regulares estarão suspensas, sem prejuízo da obrigatoriedade de presença dos membros da mesma comunidade na escola.
A suspensão das aulas seguirá a seguinte estrutura:
Cursos do Ensino Técnico de Nível Médio: suspensão das aulas de 09:00 às 18:00.
Bacharelado em Engenharia Mecânica: suspensão das aulas de 12:00 às 16:00.
Licenciatura em Matemática: a suspensão das aulas ficará a critério dos professores.
O evento também está aberto à comunidade externa.
Programação do evento:
08:00-08:30 - CREDENCIAMENTO.
08:30-09:00 - ABERTURA DA MANHÃ.
09:00-12:00 - Projeto "Curta Inclusão". Cine debate. Parceria NAPNE e Cineclube. Cine debate.
09:00-10:45 - MESA Manhã: Métodos contraceptivos hormonais - diferentes olhares - com Georgia Pereira (IMS) e Rodrigo Almeida (IQ-UFRJ).
10:45-12:15 - Oficina da Manhã 1: Por que não temos pílula anticoncepcional masculina? - com Georgia Pereira (IMS).
10:45-12:15 - Atividade no Laboratório de Química: Identificação das funções orgânicas em anticoncepcionais hormonais - com Caroline Castro e Letícia Chantre.
10:45-12:15 - Oficina da manhã 2: Psicologia, juventude e atualidades - com Dominique de Mattos (Hospital Maria Amélia).
12:15-13:40 - INTERVALO PARA ALMOÇO.
13:40-14:00 - ABERTURA DA TARDE.
14:00-16:00 - Oficina da Tarde 1: Por que não temos pílula anticoncepcional masculina? - com Georgia Pereira (IMS).
14:00-15:50 - MESA Tarde 2: Masculinidades - Convidado: Osmar Paulino (Faimfestival); Mediação: Wagner Quevedo.
15:50-16:20 - INTERVALO.
16:20-18:00 - Projeto "Curta Inclusão". Cine debate. Parceria NAPNE e Cineclube. Cine debate.
16:20-18:00 - Atividade no Laboratório de Química: Identificação das funções orgânicas em anticoncepcionais hormonais - com Caroline Castro e Letícia Chantre.
16:20-18:00 - Oficina da tarde 2: Psicologia, juventude e atualidades - com Dominique de Mattos (Hospital Maria Amélia).
18:00 - Roda de conversa: "Políticas de controle dos corpos de mulheres" - com Luciana Gomes, Julieta Romeiro e Ana Cruz.