I Jornada de Internacionalização do IFRJ acontece nesta quinta-feira

Ilustração do planeta Terra com rede de bonecos e meios de comunicação interligados ao redor.

Visando traçar um panorama da internacionalização nas instituições Rede Federal e, mais especificamente, no estado do Rio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro realizará a “I Jornada de Internacionalização do IFRJ". O evento acontece no dia 16 de novembro, das 8h às 18h30, no auditório do campus Rio de Janeiro.

De acordo com a assessora Internacional do IFRJ, Adriana Rigueira, a ideia de organizar uma jornada surgiu da necessidade de apresentar à comunidade do IFRJ as ações realizadas pela Assessoria de Relações Internacionais. “A Assint foi criada na atual gestão e tem trabalhado para consolidar a internacionalização do IFRJ nos seus diversos aspectos.  Dentre algumas das atribuições da Assint, está a divulgação de oportunidades de programas e bolsas no exterior para alunos e professores dos três segmentos de ensino; a coordenação de procedimentos para a assinatura de acordos bilaterais de cooperação; a realização de processos de seleção para mobilidade estudantil; a organização e recepção de delegações de outros países; e participação em eventos que visam discutir a importância do tema para as instituições de ensino superior”, detalhou.

Ainda segundo Adriana, a programação da jornada foi elaborada de modo a contemplar temas que são do interesse de muitos alunos e servidores. A assessora destaca que a ideia é traçar um panorama da internacionalização nas instituições da Rede e no estado do Rio, passando pela posição que assumem as três pró-reitorias de ensino do IFRJ acerca do assunto “mobilidade” e, por fim, ter o relato de alunos e servidores (tanto professores quanto técnicos-administrativos) que participaram de algum tipo de programa acadêmico ou de capacitação no exterior. “Acreditamos que escutar sobre experiências variadas dê àqueles que porventura tenham interesse de se candidatar a programas semelhantes uma dimensão do enriquecimento profissional e pessoal que tal experiência pode proporcionar”, explicou.

Confira aqui a programação do evento. Os interessados podem se inscrever através deste link.