I Solenidade de Formatura do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde

mesa de abertura da I Solenidade de Formatura do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde

A I Solenidade de Formatura do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde do campus Realengo aconteceu no dia 4 de julho, das 13h às 16h, no auditório da Escola Municipal Nicarágua, localizada na Av. de Santa Cruz, 1015, Realengo, Rio de Janeiro – RJ.

Na ocasião, formaram a mesa de abertura: a diretora-geral do campus, Elisa Pôças; a representante da Diretoria de Ensino da unidade, professora Michelle Guiot e a coordenadora do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, professora Ana Barbosa.

Após os discursos dos membros da mesa, as professoras Mauren Lopes, Neli Almeida e Lúcia Reis discursaram em homenagem aos alunos. Em seguida, todos foram convidados a assistir um vídeo de fotos elaborado pela coordenação, em homenagem aos alunos.

Para a diretora-geral da unidade, Elisa Pôças, é uma felicidade para o campus possuir esse curso, que tanto luta pelo reconhecimento de seus profissionais. “Somos também um campus fruto da resistência e da luta de toda uma comunidade. Agradeço e parabenizo o GT [Grupo de Trabalho], que ajudou a realizar esse sonho do campus; a coordenação do curso e o corpo docente, por terem aceitado este desafio e todos os concluintes pela conquista, garra e trabalho. O campus estará sempre de portas abertas, espero vê-los novamente em outros momentos retornando a nossa unidade”, falou.

Juramento

A coordenadora do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, professora Ana Barbosa, destacou em seu discurso a luta do agente comunitário de saúde, pois, segundo ela, muitas vezes ele é colocado à margem, numa situação de invisibilidade social: “Destaco o protagonismo de vocês, pois fizeram com que suas vozes fossem ouvidas e estão aqui hoje. Parabenizo-os por terem largado a ‘capa da invisibilidade’ e por terem se feito ouvir para a necessidade de uma capacitação. Boa sorte a todos e a todas”, comentou ela.

Após a aluna concluinte Fernanda Gomes prestar o juramento, seguida por seus colegas de curso, a também formanda e oradora da turma, Silvana Manuela, leu um poema sobre o agente comunitário de saúde e completou: “Nos sentimos lisonjeados por sermos a primeira turma desse projeto. Muitos obstáculos foram vencidos e dedicamos essa vitória a todos os professores”, falou.

No fim da cerimônia, a coordenadora Ana Barbosa destacou: “A experiência de cada um é única, intransferível e, acima de tudo, coletiva. Que essa experiência possa servir de âncora nos momentos mais difíceis. Parabenizo, mais uma vez, a todos os formandos”, concluiu.