Identidade docente, currículo e práxis pedagógica são temas do Fórum de Interlocuções da Licenciatura em Química

O curso de Licenciatura em Química do Campus Nilópolis realizou o primeiro Fórum de Interlocuções da Licenciatura em Química (FILQ) de 2020, com o tema “Identidade docente, currículo e práxis pedagógica”. O evento foi realizado no dia 10 de março, no auditório do campus.

Estiveram presentes: a vice coordenadora do curso, Denise Leal; o professor e palestrante Victor Magalhães; e alunos e professores dos cursos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física.

Denise afirmou que o FILQ é uma oportunidade de ouvir pesquisadores de outras instituições e até de outros estados, além de entender a dinâmica da pesquisa no Brasil. “Os problemas que a pesquisa enfrenta não são muito diferentes no Norte, no Centro-Oeste e no Sudeste, então essa visualização da pesquisa é muito importante para a formação dos estudantes”, disse.

Victor contou que sente uma satisfação muito grande toda vez que sobe no palco do auditório. “Eu sempre fico emocionado por ter sido aluno dessa instituição. Esse é o momento que eu tenho para devolver o que eu recebi como aluno e é nisso que eu penso o tempo inteiro: em devolver, ajudar e facilitar na construção do conhecimento, nas discussões e reflexões”, afirmou.

De acordo com o palestrante, os temas tratados são extremamente importantes para os licenciandos. “Sem pensar nesses três pontos [identidade docente, currículo e práxis pedagógica], o professor não se forma por inteiro. É a partir dessa tríade que ele vai pensar como professor e entender o papel dele na escola e na sociedade. E é preciso que ele pense nisso enquanto está em formação”, concluiu Victor.

Arthur Jacob é aluno de Licenciatura em Química do 5º período e relatou que participar da palestra abriu os olhos dele para os tópicos abordados. “A gente precisa saber qual é a importância de estar fazendo a licenciatura e qual a importância que isso vai gerar para o aluno, além de saber como podemos melhorar. Essa práxis pedagógica se baseia na autoanálise crítica para poder melhorar e descobrir, de fato, qual é a importância do conteúdo para o aluno”, enfatizou.

Pedro Henrique de Melo é aluno do 7º período de Licenciatura em Física e contou que, apesar do FILQ ser um evento da Licenciatura em Química, foi interessante participar. “O palestrante falou de maneira geral para os professores, mostrou a formação do professor e a práxis pedagógica. São coisas que eu consigo usar no meu dia a dia e repensar o que eu faço em sala de aula”, disse.

Segundo a vice coordenadora do curso, neste ano o FILQ vai receber os pesquisadores da própria instituição e do curso de Licenciatura em Química, para que sejam apresentadas suas linhas de pesquisa aos discentes.