Logo IFRJ

IF Canta em Casa

O Campus Niterói realizou o evento virtual “IF Canta em Casa”, no dia 01/07. A ação é vinculada ao projeto de extensão “IF(RJ) In Concert: Atividades musicais no campus Niterói”, idealizado e coordenado pelo professor André Souza Brito. O objetivo do evento foi de aproximar, socializar, integrar e motivar os membros da comunidade acadêmica do IFRJ campus Niterói através da linguagem musical nesse período de isolamento social.

A proposta era que se criassem e, ao vivo, se executassem canções com temáticas preferencialmente relacionadas com as questões que tem emergido no debate público mundial e no ambiente privado dos lares nesses tempos peculiares marcados pela pandemia da COVID – 19, visando fomentar a discussão, a reflexão e a fruição pelo viés da cultura e da linguagem musicais tomando a música como elemento motivador.

Na percepção do coordenador do projeto, o “IF canta em Casa”, superou todas as expectativas. “Foi muito gratificante e revigorante sentir o entusiasmo tanto das meninas e dos meninos que se apresentaram musicalmente, quanto dos seus colegas de turma, professores, servidores e parentes, os quais interagiram de forma intensa na Live pelo YouTube. Temos lido e ouvido sobre o quanto o isolamento social e as consequências da pandemia vem afetando negativamente a saúde mental de muitas pessoas. Então resolvemos organizar essa atividade para contribuir, ainda que de forma singela, para atenuar um pouco os impactos desses tempos tão difíceis sobre a comunidade acadêmica e seus familiares”, afirmou André, que disse ainda que a expectativa é que na próxima edição, marcada para o dia 05/08/2020, mais pessoas ainda possam participar.

O evento foi organizado e mediado pelos professores André Souza Brito (História) e Heloise Vasconcelos Thompson (Língua Portuguesa e Inglesa) e pela coordenadora de Extensão do campus Niterói, Michelle Abraão.

Se apresentaram musicalmente os estudantes: Kauan Oliveira – Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática (3º período); Kaylane de Cássia Vasconcelos – Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática (3º período); Melinda Blak – Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática (3º período); Chaynne Rodrigues – Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração (1º período); Nathalia Gouvêa – Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração (2º período); Juliana Castilho – Técnico Subsequente em Administração (2º período); e a mãe da discente Juliana Castilho, Cássia Pereira.

“O evento foi muito legal! Várias mensagens que deixaram a gente se sentindo melhor. Que todo mundo possa se sentir melhor ainda por ouvir música, por poder cantar junto, se sentir em casa, com todo mundo aqui ao redor, acolhido, abraçado, protegido, vivo, feliz”, concluiu a aluna Juliana Castilho.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS