IFRJ na 13º Reunião de Antropologia do Mercosul

A “13° Reunião de Antropologia do Mercosul”, que tem como objetivo integrar pesquisadores dos países pertencentes ao bloco regional, aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, de 22 a 25 de julho. No evento, a professora de Educação Física do campus São Gonçalo Ingrid Fonseca coordenou um grupo de trabalho sobre antropologia do esportes e lazer.

Para a professora, que também é doutora em Antropologia, estreitar laços com países do Mercosul é importante para o desenvolvimento do conhecimento no Brasil, além de projetar a imagem do IFRJ no cenário internacional, especialmente nos países da região. “Em tempos de tentativa de desmonte das universidades públicas e federais, tenho a certeza de que é por meio das parcerias que vamos conseguir avançar no conhecimento, ainda mais nas áreas de esporte, lazer e corpo, que ainda são temas com menor prestígio na academia”, disse.

Ingrid dedicou sua participação na reunião à Simone Guedes, professora e antropóloga que faleceu aos 68 anos, no dia 18 de julho. Para ela, Simone foi precursora dos estudos do futebol no Brasil e fundadora do grupo de trabalho sobre antropologia dos esportes.

Colaboração: Filipe Pavão