IFRJ abre processo seletivo para ingresso em cursos técnicos concomitantes/subsequentes

O IFRJ abriu as inscrições para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos concomitantes/subsequentes. São 788 vagas em 23 cursos, ofertados em 11 unidades do Instituto no estado do Rio de Janeiro para o primeiro semestre de 2020 (veja tabela abaixo).

A modalidade concomitante/subsequente é voltada para candidatos que tenham o ensino médio completo ou que, em 2019, estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio, a depender do curso técnico escolhido. Nessa modalidade, o estudante cursa no IFRJ apenas o curso técnico.

As inscrições vão de 14 de agosto a 3 de outubro de 2019, exclusivamente pela página do Instituto SELECON, no endereço www.selecon.org.br. Os candidatos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 27 de agosto, seguindo as orientações do edital. Serão isentos do pagamento da taxa estudantes de escola pública e candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O processo seletivo será composto por uma prova objetiva de múltipla escolha com questões de Língua Portuguesa e Matemática, marcada para o dia 20 de outubro de 2019. A classificação dos candidatos ocorrerá por meio de dois sistemas de vagas – Ampla Concorrência e Sistema de Reserva de Vagas para Escolas Públicas. No momento da inscrição, o candidato deverá informar por qual dos sistemas deseja concorrer, observados os critérios descritos no edital.

Cursos técnicos integrados

O IFRJ também está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos integrados, aqueles nos quais o aluno cursa o ensino médio e o técnico no IFRJ. A seleção é voltada para quem já concluiu ou está cursando em 2019 o 9º ano do ensino fundamental.

Leia atentamente os editais e inscreva-se em www.selecon.org.br.