IFRJ adota medidas para o período de 26 e 31 de março e 01 de abril

Em função da publicação da Lei nº 9.224 de 24 de março de 2021, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) esclarece a sua comunidade acadêmica como serão adotadas as medidas no período compreendido entre 26 e 31 de março e 01 de abril de 2021.

Estão mantidos os calendários acadêmicos dos seus cursos técnicos e superiores (graduação e pós-graduação) e o calendário administrativo de todos os Campi e Reitoria respeitando, inclusive, os descansos dos demais dias presentes nos atuais calendários da instituição.

Tal decisão se baseia na excepcionalidade dos calendários em decorrência da pandemia de COVID-19 e a consequente adoção e manutenção das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) e do trabalho remoto dos servidores.

Entende-se que o objetivo das medidas executivas do Estado do Rio de Janeiro é manter o distanciamento social, na criação e antecipação de feriados para o período supracitado. Lamentamos que a legislação estadual se direcione com foco na iniciativa privada e se omita em definir com clareza os serviços públicos e as atividades de ensino, gerando dúvidas e incertezas às instituições públicas.

As atividades laborais de servidores e funcionários públicos, atividades de extensão ou atividades de pesquisa PRESENCIAIS estão SUSPENSAS entre 26 e 31 de março e 01 de abril de 202 , exceto os serviços essenciais.

Como não foram alterados os calendários letivos e administrativos do IFRJ, os feriados já previstos nesses calendários permanecem agendados. Sendo assim, cada docente deve manter o cronograma de atividades previamente definido com os seus estudantes, e fazer uso preferencialmente de atividades assíncronas no período.

O IFRJ reforça a importância do isolamento social neste período e o atendimento às recomendações sanitárias e das áreas de saúde pública, na certeza que elas se somam à necessidade do controle da pandemia de COVID-19 em nosso Estado.

PORTARIA