Logo IFRJ

IFRJ alcança bons resultados em cursos avaliados pelo Enade 2017

Fundo azul marinho, com quadrados brancos e "Enade 2017" escrito em branco

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou na terça-feira (09/10) os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) – edição 2017. No IFRJ, os alunos dos cursos das licenciaturas em Física, Química e Matemática, bem como os alunos do Bacharelado em Ciências Biológicas e Química e do CST em Gestão da Produção Industrial foram avaliados em 2017. Confira os resultados:

 

Curso

Campus

Conceito

Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

Nilópolis

4

Matemática (Licenciatura)

Nilópolis

4

Matemática (Licenciatura)

Volta Redonda

4

Matemática (Licenciatura)

Paracambi

3

Física (Licenciatura)

Nilópolis

3

Física (Licenciatura)

Volta Redonda

4

Química (Bacharelado)

Nilópolis

3

Química (Licenciatura)

Nilópolis

4

Química (Licenciatura)

Duque de Caxias

4

Ciências Biológicas (Bacharelado)

Rio de Janeiro

5

 

De acordo com a pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen), Alessandra Ciambarella, os resultados positivos obtidos nos cursos avaliados no Enade 2017 são de extrema relevância para o IFRJ. “Eles impactam diretamente nos demais indicadores de qualidade da Educação Superior previstos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Isso é resultado do trabalho coletivo desenvolvido de maneira excepcional por nossos docentes, coordenadores de curso, diretores de Ensino, servidores da Pró-reitoria de Ensino e demais setores envolvidos no ensino de graduação com o objetivo de oferecer uma educação pública de qualidade para os nossos estudantes. E, por fim, não podemos esquecer de nossos estudantes, protagonistas desta ação e corresponsáveis pelo resultado alcançado.  Parabéns a todos! ”, comemorou.

“É gratificante ver que todos os cursos avaliados mantiveram seus bons resultados ou melhoram seus conceitos. Temos a certeza de que estamos trabalhando no rumo certo, que estamos cumprindo nosso papel enquanto profissionais da educação, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação superior”, afirmou Luana Ribeiro, da Coordenação Geral da Graduação/Proen.

Mais informações podem ser obtidas na página do INEP.

SOBRE O ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além da prova, o estudante responde um questionário socioeconômico que visa delinear o perfil dos concluintes de cursos de graduação.

Os cursos são agrupados por áreas do conhecimento e as avaliações ocorrem a cada três anos para cada grupo. Apesar do ENADE avaliar exclusivamente os estudantes, os resultados impactam no processo de avaliação dos cursos, podendo elevar ou reduzir seu conceito.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS