IFRJ assina convênio acadêmico para mobilidade internacional na área de Biotecnologia

O Instituto Federal do Rio de Janeiro e o Institut Superieur des Biotechnologies (SupBiotech) de Paris assinaram, agora em dezembro, um convênio acadêmico para mobilidade internacional, visando a cooperação acadêmica na área de Biotecnologia, a fim de promover o intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação (com reconhecimento mútuo de estudos de graduação) e membros da equipe técnico-administrativa das respectivas instituições.

“Este acordo internacional é extremamente importante. O principal foco é nos estudantes e isso potencializa que os nossos alunos, que são referência na área de Biotecnologia, possam atuar em outros países. Isso vai fortalecer muito o IFRJ e vai fazer essa troca extremamente importante entre o conhecimento daqui e o conhecimento dessa instituição internacional e reconhecida”, afirmou o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

A parceria entre as instituições começou a ser traçada em abril de 2023, quando o reitor Rafael Almada se encontrou com Mélanie Barbosa, assessora de parcerias para países de língua portuguesa, e Stéphanie Rodrigues, coordenadora para disseminação, prospecção e sustentabilidade e coordenadora do Erasmus+ do SupBiotech de Paris. A instituição francesa queria conhecer mais sobre os cursos de Ciências Biológicas e Biotecnologia do IFRJ.

As professoras do IFRJ Campus Rio de Janeiro Roberta Loh, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, e Mariana Stelling, coordenadora do curso de Biotecnologia, ajudaram na construção das atividades a serem desenvolvidas neste acordo.