IFRJ conquista 1º lugar na II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro

Discentes do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, do Campus Engenheiro Paulo de Frontin, conquistaram o primeiro lugar da II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro, em final realizada na última quinta-feira, dia 25 de maio de 2023, no Colégio Pedro II, Campus do Humaitá.

A equipe vencedora – Proletários Pensantes – foi composta pelos discentes: Anna Carolina Santos de Mendonça, Jéssica Jesus de Oliveira Pereira, Luan Farias Chaves de Oliveira, Manuella Leita Siqueira da Roza, Maria Luiza Vieira Freitas, Maria Vitória da Silva Araújo e Mauro José Mourão Pardal; e orientada pelos professores Gabriela Almeida Kronemberger e Rodrigo dos Santos Borges; e com a atuação da bolsista Pibiex Jr. no projeto de extensão “Olimpíada de Sociologia: divulgando as Ciências Sociais no Centro-Sul Fluminens”, Karen Kristina S. Araujo de Carvalho.

Em sua segunda edição, a Olimpíada de Sociologia contou com a participação de 516 estudantes, distribuídos em 72 equipes, de 14 municípios diferentes do estado do RJ, demonstrando o interesse, a importância e o potencial do ensino de Sociologia para a Educação Básica, especialmente num contexto de mudanças e incertezas colocadas para o Ensino Médio.

Gabriela Kronemberger, docente de sociologia, disse: “Participarmos e representarmos o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro nesta Olimpíada de Sociologia se revela de suma importância, uma vez que reforçamos a relevância da disciplina de Sociologia nos cursos de ensino médio integrado, destacando suas contribuições para a formação politécnica, integral e integrada dos estudantes destes cursos”.

Nesta última fase, os estudantes tiveram que preparar e defender para banca examinadora um projeto de lei sobre um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em diálogo com a região na qual a escola encontra-se inserida. Nesta atividade, a equipe “Proletários Pensantes” elaborou um projeto de lei sobre “Corredores Verdes Sustentáveis” para a Microrregião Vassouras, visando promover o desenvolvimento sustentável com fomento à economia verde. Para isso, a equipe contou com a coorientação do professor de Geografia, Rodrigo dos Santos Borges, que auxiliou na fundamentação conceitual e geográfica para o embasamento legal desta proposta.

Os conteúdos de geografia se integraram às discussões sociológicas sobre os benefícios desse projeto para o desenvolvimento ambiental, econômico, social e cultural deste projeto de lei para as populações locais, evidenciando concretamente a importância da interdisciplinaridade e de uma formação de caráter integral e integrada para os discentes, explica Gabriela.

A final da Olimpíada de Sociologia contou, ainda, como uma de suas atividades avaliativas, a realização, de forma inédita, do jogo em formato digital “República em Jogo”, desenvolvido por docentes e discentes da Graduação em Jogos Digitais do IFRJ/CEPF, sob coordenação e orientação da professora Pãmela Mattos Gomes, com a colaboração dos professores André Brazil e Gabriel Fernandes, e dos bolsistas Sarah Almeida e Alexandre Gaudêncio, e Pedro Rosemback, como voluntário. A adaptação do jogo “República em Jogo” foi fruto do projeto de inovação, intitulado "Aprendizagem em jogo: novas abordagens de ensino-aprendizagem baseadas no jogo “república em jogo”, aprovado institucionalmente pelos Editais Integrados n. 02 e 03 de 2022. Dessa forma, a Olimpíada de Sociologia possibilitou, também, a articulação de forma concreta entre ensino, pesquisa, inovação e extensão entre as ações e projetos envolvidos na realização da mesma.

A II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro é um projeto extensionista idealizado e coordenada pelo Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LabES) da UFRJ, sob liderança da professora Dra. Julia Polessa Maçaira, e realizado em parceria com as seguintes instituições: Colégios Estaduais Afonso Pena (CEAP) e André Maurois (CEAM); com as universidades PUC-Rio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e com os Colégios Federais Pedro II, CEFET – Nova Iguaçu e Maracanã e IFRJ – Engenheiro Paulo de Frontin, Arraial do Cabo e Nilópolis.