Logo IFRJ

IFRJ no continente africano

O IFRJ acaba de fechar mais um acordo internacional de cooperação. Desta vez, com a Escola Superior Pedagógica do Bengo (República de Angola). O evento online foi realizado dia 29 de janeiro de 2021.

O acordo prevê a execução de programas, projetos, cursos ou eventos que contribuam para o fomento e o desenvolvimento de relações de cooperação entre o IFRJ e a ESPB, abrangendo as áreas de investigação, ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e demandas de outras áreas que forem convenientes entre as instituições.

Esse acordo exemplifica a importância da realização de eventos de extensão, que rompeu fronteiras continentais e estreitou relações entre as duas instituições e seus alunos, promovendo troca de saberes. Espera-se que em breve tenha início o primeiro curso da parceria, a ser realizado por profissionais dos campi Niterói, Paracambi e da UFJF.

Esse acordo deriva das ações de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelos Campus Niteroi nosentido de promover contribuições positivas nesses tempos de pandemia.

Participaram do evento que selou o acordo: Rodrigo Lemos – Coordenador Geral de Relações Internacionais do IFRJ; Isaías Domingos Simão – Director Geral da Escola Superior Pedagógica do Bengo; Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa - Director Geral Adjunto Para Área Científica da ESPB; Justo Valentino Muangunga – chefe do Departamento de Cooperação e Intercâmbio da ESPB;  e do Campus Niteroi: José Marcelo Velloso de Oliveira – diretor de Ensino; Michelle de Oliveira Abraão – coordenadora de Extensão e Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho –docente.

Rodrigo Lemos ressaltou a importância do acordo. “Além de expandir nossa marca, chegando ao continente africano, também conseguimos avançar naquilo que estamos propostos a fazer nessa atual gestão: uma aproximação muito efetiva com os países latino-americanos e com os países de língua portuguesa na África. Ganha o IFRJ, ganha a internacionalização e ganham nossos servidores e estudantes”.

Isaías Simão também falou sobre o acordo “É com grande satisfação que celebramos o presente acordo por ser uma mais-valia, pois, há-de permitir  o desenvolvimento sustentável das nossas instituições sob o princípio dos ganhos recíprocos no âmbito de uma cooperação Sul-Sul, permitindo-nos formular articulações que ajudem as duas instituições (IFRJ e ESP-BENGO) a qualificarem-se e modernizarem-se cada vez mais”.

Justo Valentino acompanhou as palavras do Director Geral, “A concretização desta parceria entre as nossas instituições é um vector de desenvolvimento das mesmas, na medida em que abre novas possibilidades e perspectivas para a realização de acções conjuntas, que envolvam as diversas áreas de expertise do IFRJ e da ESP-BENGO. Representa o culminar dos esforços de cada um de nós, comprometido com o crescimento institucional em particular e da ciência, em geral”. 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS