IFRJ divulga edital de três novos cursos de graduação para 2024

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) lançou o edital 63/2023 para o Processo Seletivo Discente, visando o acesso a três novos cursos de graduação no semestre letivo de 2024.1. Os cursos contemplados são o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão Ambiental, noturno, no Campus Arraial do Cabo; o Bacharelado em Química, noturno, no Campus Duque de Caxias; e o Bacharelado em Engenharia Química, com aulas nos turnos tarde e noite, no Campus Rio de Janeiro.

O edital completo pode ser acessado no site oficial do IFRJ, no link:

Os interessados em concorrer a uma vaga nos novos cursos terão o período de 04 a 28 de janeiro de 2024 para efetuarem suas inscrições no portal. Importante ressaltar que poderão participar do processo seletivo candidatos que tenham realizado as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 ou 2023.

A iniciativa do IFRJ em oferecer estes novos cursos reforça o compromisso da instituição com a ampliação da oferta de graduações e a interiorização do ensino superior. Os cursos propostos buscam promover uma formação completa e contribuir para a verticalização nos campi, consolidando assim a presença do IFRJ em diferentes regiões.

Cursos ofertados:

1. CST em Gestão Ambiental - Campus Arraial do Cabo

2. Bacharelado em Química - Campus Duque de Caxias

3. Engenharia Química - Campus Rio de Janeiro

Com esta iniciativa, o IFRJ busca atender à demanda por profissionais qualificados nessas áreas específicas, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e científico dos estudantes e, por consequência, para o avanço tecnológico do país.

A comunidade acadêmica e interessados em geral estão convidados a conferir o edital completo para obter informações detalhadas sobre o processo seletivo, critérios de avaliação e demais procedimentos.

O IFRJ reitera seu compromisso com a educação de qualidade e o fortalecimento do ensino superior no estado do Rio de Janeiro.