Logo IFRJ

IFRJ e Conselho de Segurança Pública Municipal de Paracambi discutem segurança na cidade

participantes da reunião em volta da mesa

Discutir a segurança pública nos arredores do campus Paracambi. Essa foi a pauta da reunião ocorrida no dia 23/05 entre representantes do IFRJ e do Conselho de Segurança Pública do Município de Paracambi. Participaram do encontro os pró-reitores de Extensão, Cristiane Henriques, e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Rodney Albuquerque – representando o reitor, Rafael Almada; o diretor-geral do campus Paracambi, Aldembar Sarmento, acompanhado do diretor de Ensino, David Barreto de Aguiar; e o diretor técnico do Conselho de Segurança Pública do Município de Paracambi, Marcelo Fernandes.

Segundo Fernandes, o Conselho de Segurança Pública Municipal, além de cuidar do observatório da segurança pública, faz o levantamento da área e da mancha criminal do município, que vem implementando o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022/2014).

Na reunião, foram discutidos aspectos relacionados à necessidade de: manutenção do mobiliário urbano nos arredores do campus, aumento do patrulhamento na cidade, tratamento de aspectos sociais que propiciam o aumento da violência, orientação sobre a condução da segurança pessoal (com profissionais qualificados como psicólogo para tratar de casos como os de stress pós-traumático), entre outros assuntos correlacionados ao tema.

Vale destacar que, em relação ao prédio no qual funciona o campus do IFRJ, a cessão do espaço ao Instituto é apenas de andares no interior da construção. A área externa continua pertencendo à Prefeitura. E que a segurança pública é atribuição do Estado, hoje sob intervenção federal.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS