IFRJ e Enap oferecem curso de Gestão do Orçamento Público

imagem mostra moedas, calculadora, um papel com uma lista de valores

O IFRJ, em parceria com o Programa Enap em Rede, está oferecendo o curso de “Gestão do Orçamento Público”. O público-alvo são os servidores públicos do Poder Executivo Federal que atuem em rotinas de administração orçamentária e financeira. As inscrições vão até o dia 16 de julho e o curso será realizado no período entre 06 e 10 de agosto, na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), localizada na Rua André Cavalcanti, 106, Centro, Rio de Janeiro - RJ.

Os principais tópicos das aulas serão: Introdução ao Orçamento Público; Receita Orçamentária; Acompanhamento Fiscal e Orçamentário; Classificação da Despesa Orçamentária; Elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual – LOA; Alterações Orçamentárias; e Qualidade do Gasto. A carga horária será de 40 horas.

Ao final do programa, o participante deverá ser capaz de identificar os marcos legais e teorias introdutórias referentes ao orçamento público, como: o processo orçamentário federal, os princípios orçamentários e as técnicas orçamentárias; compreender o conceito e reconhecer as classificações de receitas públicas; delinear o processo de acompanhamento orçamentário e fiscal; destacar a utilização das classificações orçamentárias; diagnosticar a estrutura e o funcionamento do sistema de elaboração orçamentária, identificando os aspectos legais da elaboração da proposta orçamentária; localizar e reconhecer aspectos normativos relacionados às alterações orçamentárias; e destacar a metodologia para melhoria da qualidade do gasto público.

Para se inscrever, acesse este link.