IFRJ é Top 10 na primeira edição eletrônica dos Jogos dos Institutos Federais (e-JIF)

A primeira edição eletrônica dos Jogos dos Institutos Federais (e-JIF), aconteceu entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021 e contou com uma participação positiva do IFRJ em todas as modalidades. Num total de 30 equipes de Free Fire, o IFRJ conseguiu chegar até a rodada final, conquistando a sexta colocação. No League of Legends (LOL), também com 30 equipes, o IFRJ alcançou a quarta posição. O estudante Felipe Guimarães de Souza, do campus Duque de Caxias, também conquistou a quarta posição no Xadrez Masculino, num total de 124 estudantes na modalidade.

Os Jogos dos Institutos Federais (JIF) são o maior evento realizado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No ano de 2019, na cidade de Guarapari/ES, o evento contou com a participação de mais de mil estudantes, possibilitando a troca de experiências entre alunos oriundos de todos os estados do país. Contudo, o cenário de pandemia impulsionou a Rede a buscar formas alternativas para a realização das atividades. Assim, o campeonato de jogos eletrônicos foi mais uma maneira encontrada para manter o aspecto de unidade e garantir aos estudantes a oportunidade de participar de atividades que sejam enriquecedoras para suas vidas.

Julio Page, pró-reitor substituto de Extensão, contou que a PROEX tinha como meta inserir os E-Sports na política esportiva do IFRJ. “Isso foi realizado nos Jogos Intercampi em 2019, mesmo antes da pandemia. Pretendemos potencializar ainda mais esse tipo de modalidade mesmo após vencermos a pandemia da Covid-19”, planejou.

De acordo com o professor Bruno Patrício, coordenador de ações esportivas da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica (DIPROEXT), ligada à Pró-reitoria de Extensão (PROEX), é preciso ter um olhar cuidadoso em relação aos jogos eletrônicos, sobretudo em relação ao público mais jovem. “A atenção com a postura corporal, o excesso de tempo em frente às telas (que potencializam o sedentarismo) e as classificações etárias dos jogos são alguns desses cuidados. Contudo este é um fenômeno que não podemos negligenciar ou apenas ignorar, tendo em vista o expoente crescimento dessas atividades, que vêm cativando cada vez mais pessoas a ingressar no mundo dos jogos digitais”, afirmou ele, contando que, segundo a Riot Games, empresa responsável pelo desenvolvimento do jogo League of Legends, o campeonato mundial de LOL de 2020 registrou um pico de 45,95 milhões de espectadores ao mesmo tempo. “O campeonato foi transmitido em 16 idiomas diferentes e contou com uma média de audiência um pouco superior a 23 milhões de visualizações por minuto”, destacou.

O professor Bruno completou, dizendo que, neste sentido, o e-JIF passa a ganhar uma conotação pedagógica de valorização das experiências de vida dos estudantes. “Embora o e-JIF tenha surgido como meio alternativo aos jogos tradicionais, pelo que tudo indica eles vieram para fazer parte do calendário de atividades dos Institutos Federais”, finalizou.

Colaboração: Bruno Patrício