IFRJ fortalece o programa de assistência estudantil

Recentemente, o IFRJ lançou o Edital n. 15/2023, com o processo seletivo interno para concessão do auxílio permanência aos estudantes do programa de Assistência Estudantil do Instituto, para o primeiro semestre de 2023.

O Programa de Assistência estudantil do IFRJ é parte integrante do Programa Nacional de Assistência estudantil – PNAES, executado no âmbito do Ministério da Educação e tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

Em relação aos processos anteriores, foram feitos ajustes a fim de privilegiar o estudante e dar mais oportunidades a quem precisa, independente do campus lotado. Ana Luísa Soares, pró-reitora de Extensão, diz que as mudanças estruturais conferem uma importância maior para toda a Instituição. “O edital sistêmico vem para tratar as diferenças e com um olhar de que o IFRJ é um só”.

O reitor do Instituto, Rafael Almada, lembra que o modelo antigo privilegiava o orçamento, e não o discente. Ele explica que cada unidade recebia o recurso e realizava o pagamento dos auxílios, mas esse processo, pelas limitações do orçamento, acabava por excluir estudantes.  Além disso, por vezes faltavam critérios na concessão, o que causava distorções no pagamento do auxílio, tanto para valores mais altos, quanto para mais baixos. “O modelo atual, proposto pelas equipes, atende ao estudante, independente do campus, identifica aqueles que mais precisam, utilizando os critérios da legislação”.

Agora, continua Rafael, com uma inscrição única e adotando os mesmos critérios o IFRJ contemplará a solicitação de estudantes de todos os campi, de forma a experimentar uma nova ação e articulação institucional, que promovam a democratização e equidade nos atendimentos aos discentes.

Ana Luisa diz que ainda é cedo para uma avaliação de resultados, “Estamos no meio de um processo novo e complexo, mas já sabemos que até agora atendemos um número maior de estudantes do que nos anos anteriores”.

O novo edital da Assistência Estudantil contemplou os seguintes critérios: a menor renda per capita; matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); pessoas com deficiência (PcD) ou necessidades específicas e a Cor/etnia autodeclarada, de acordo com a lei de cotas e os concluintes dos cursos.

Sobre os avanços esperados para os discentes, a pró-reitora de extensão diz que: “Estamos trabalhando sempre para termos mais recursos. Como o edital é sistêmico, é possível receber novos aportes e contemplarmos um número cada vez maior de estudantes”.

O edital conta com três principais etapas. A inscrição, os primeiros resultados e a fase de monitoramento. Uma fase essencial que vai neste primeiro momento aperfeiçoar o processo. Só neste primeiro resultado passamos de 2.828 para 3.180 estudantes atendidos. Na fase de monitoramento estes números irão ampliar.

Na última quarta-feira, 03/05, o reitor e a a pro-reitora de Extensão participaram de um live pelos canais do IFRJ e de uma reunião com mais de 100 estudantes, onde foram esclarecidas as principais dúvidas do processo.

Veja AQUI a live realizada pelo IFRJ no dia 3 de maio sobre a Assistência Estudantil