IFRJ inicia debate sobre Curricularização da Extensão

O IFRJ deu início às discussões acerca da implantação da Curricularização da Extensão, que é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Entre seus objetivos está a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social.

A Resolução nº 07 de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/14. A legislação determina que os Institutos Federais garantam percentual mínimo de 10% da carga horária de todos os cursos de graduação em atividades curriculares de extensão. Desse modo, as disciplinas dos cursos ficam cada vez mais conectadas com a sociedade.

“Os alunos sentem-se mais próximos das suas comunidades e tornam-se protagonistas de transformações de realidades locais. Os professores ampliam o impacto social do seu fazer científico. E toda a sociedade é beneficiada pelo contato com a produção acadêmica e científica do Instituto”, explicou a pró-reitora de Extensão, Ana Luísa Soares.

Confira mais informações sobre a Curricularização da Extensão no vídeo abaixo:

O cronograma das atividades para debater o processo de implantação já está disponível. Fique atento às datas do webinário que vai discutir a curricularização da extensão no IFRJ, participe das oficinas e faça parte dessa transformação.