IFRJ integra convênio com a Aix-Marseille Université

O IFRJ, através de uma ação conjunta com a Rede das Assessorias Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Reari-RJ), agora faz parte das instituições conveniadas à Aix-Marseille Université (AMU), na França.

A cooperação diz respeito ao conjunto das áreas científicas comuns a AMU e às instituições integrantes da Reari-RJ. Entre os objetivos estão: facilitar o intercâmbio de estudantes, professores-pesquisadores, pesquisadores e pessoal, dentro dos programas existentes ou a serem elaborados; encorajar a criação de formações com diploma bilateral (diplomas duplos, co-orientações de teses); favorecer o desenvolvimento de aulas de Francês Língua Estrangeira (FLE) nas instituições integrantes da Reari-RJ; entre outros. Inicialmente, o acordo tem duração prevista de cinco anos, mas pode ser renovado por períodos de mesma duração.

“Entendemos que esta ação significa um passo muito importante para as Relações Internacionais de nosso Instituto no âmbito da mobilidade internacional de alunos e/ou servidores, com ganhos a médio e longo prazo no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Em breve teremos mais novidades!”, destacou o coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, Rodrigo Lemos.

Criada em 1º de janeiro de 2012, a Aix-Marseille Université se estruturou como uma universidade única após fundir com sucesso as três universidades do território e criar uma grande universidade de classe mundial. A AMU é uma universidade de pesquisa intensiva, que formou parcerias em todo o mundo, afirmou suas raízes e integração territorial e está entre as melhores universidades francesas.  É uma universidade multidisciplinar estruturada em torno de cinco setores disciplinares: Artes, Literatura, Línguas e Humanidades; Direito e Ciência Política; Economia e Gestão; Saúde; Ciência e Tecnologia. Estes são divididos em 18 componentes (faculdades, escolas, institutos) e um setor multidisciplinar.