IFRJ lança curso de Extensão para Educadores Sociais

O IFRJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro, realizou ontem, 15, a aula inaugural do Curso de Extensão para Educadores Sociais. O evento aconteceu no auditório da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto – CDUPR, na rua Sacadura Cabral 133, no bairro da Saúde, centro do Rio.

O Curso de Extensão piloto tem um total de 40 horas, com as disciplinas de Assistência Social, Língua Portuguesa, Libras  e Empreendedorismo. Nessas disciplinas estão contidos os macro conceitos ligados às Políticas de Assistências Sociais, Políticas Sociais, Direitos Humanos e Economia Solidária.

As aulas acontecerão as terças e quintas, de 15 de dezembro a 26 de janeiro de 2022, através de plataforma digital, exclusivamente para profissionais que atuam como educadores sociais junto à SMAS-RJ.

Laura Carneiro, secretária de Ação Social do município, fala sobre a relevância da parceria. “Este é o primeiro curso de formação, de certificação de educadores sociais do Brasil. São esses profissionais que lidam com aqueles que estão nas ruas, que estão presentes quando há um desabamento, atendendo sempre as pessoas mais vulneráveis. Por isso, quanto mais qualificados forem, melhor será a atuação deles, e melhor serão os resultados da política de assistência na cidade do Rio, e em qualquer cidade. Então, parabéns e obrigado ao IFRJ por ter nos abraçado nessa empreitada e pela excelência do trabalho, que já é tão reconhecido na área de qualificação profissional. Eu tenho certeza que vamos dar o primeiro passo para que no Brasil os educadores sociais tenham a qualificação e a necessária cobertura que precisam para o atendimento à população”.

ALESSANDRA sentada segurando microfone. ao fundo uma tela com imagens do curso

Já Alessandra Paulon, pró-reitora de Ensino, destaca o ineditismo da parceria e reforça o destaque para os profissionais que lidam diretamente com a vulnerabilidade social. “É novo, é inédito, no sentido de ser o primeiro curso para educadores sociais que produzimos. Acho que é um passo importante no processo de capilarização do Instituto Federal e, sobretudo, em um papel social importantíssimo de recuperação de milhares de pessoas em situação de rua, qualificando educadores sociais que vão atuar junto a essas comunidades”, disse.

ana luisa à esq, e uma representante do municipio. Ambas sentadas

De acordo com a pró-reitora de Extensão do IFRJ, Ana Luisa Soares, a parceria é fruto de um olhar sagaz do reitor do Instituto, Rafael Almada e da secretária de Ação Social, Laura Carneiro, que perceberam a urgência e a importância da qualificação do educador social.  “Cabe a esse profissional fazer esse meio campo, essas pontes, para combater a vulnerabilidade, pois são eles que estão no contato diário fazendo o resgate dessas vidas”. Para Ana Luisa, contribuir na formação desse profissional é contribuir com uma sociedade melhor mais igualitária e mais justa. “Eu creio que essa é nossa função social enquanto instituto federal”.

A coordenadora do curso de Extensão para Educadores Sociais, Evelyn Victor, faz coro sobre o trabalho conjunto que começa a ser realizado. “Quando uma instituição com a qualidade que tem o IFRJ se junta em parceria com uma secretaria em que seus profissionais lidam diretamente com situações de vulnerabilidade social, violência, violação de direitos, proporciona ao seu profissional a oportunidade de adquirir ferramentas de grande valor e os torna capazes de fazer a diferença na vida de inúmeras pessoas”.

professora em pé ao fundo, alunos sentados em primeiro plano