Logo IFRJ

IFRJ lança História em Quadrinhos que conecta Brasil e Núbia na luta por Direitos Humanos

 O WebinarDefensoras dos Direitos Humanos Conectadas, realizado dia 8 de dezembro,  marcou o lançamento da História em Quadrinhos “Candaces: mulheres na política”. Uma produção do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (GPTEC/IFRJ) em parceria com a Front LineDefenders. A História em Quadrinhos, escrita pelas professoras Pâmella Passos (IFRJ/Rio de Janeiro) e Evelyn Morgan (IFRJ/Niterói), tem suas versões disponíveis em português, inglês e espanhol.

Com objetivo de ampliar os conhecimentos históricos, culturais e promover uma educação garantidora dos Direitos Humanos, a HQ apresenta Dandara e Zuri, duas jovens negras que se conhecem pela internet e começam a trocar informações sobre seus países e lutas. É nesse momento que Zuri ensina que Candace era o título dado a Rainha-Mãe do reino Kush na Núbia antiga. Tais rainhas participavam da política e até podiam chefiar batalhas. Nesse contexto Seham Osman e Marielle Franco são apresentadas como Candaces de nosso tempo. Acesse as Histórias em quadrinhos aqui (disponibilizar para download)

 O evento de lançamento teve apoio da ONU Mulheres Brasilrepresentada por Aline Yamamoto que elogiou a iniciativa do IFRJ e do Instituto Marielle Franco representado por sua diretora Executiva Anielle Franco que destacou a data de 1000 dias sem Marielle e sem respostas para seu assassinato.

 Ivi Oliveira, representando a Front LineDefenders pontuou a alegria dos trabalhos que vem sendo desenvolvido entre a instituição irlandesa e o IFRJ, reforçando o papel da Educação na popularização e garantia dos Direitos Humanos.

 A tradução simultânea Arábe/ Português garantiu a participação de Seham Osman que pôde contar um pouco mais sobre a luta do povo núbio e as dificuldades ainda encontradas para participação das Mulheres na vida pública.

 Contando com dezenas de participantes, o webinar foi mais uma ação do IFRJ, afirmando seu compromisso de internacionalização e promoção dos Direitos Humanos. Para assistir o webinaracesse aqui

Confira a HQ

Versão em espanhol

Versão em inglês

Colaboração: Pâmella Passos

           

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS