IFRJ lança primeira ação de mobilidade internacional focada nos servidores técnico-administrativos

O IFRJ tornou pública a Chamada Interna 06/2023 para o Programa de Vivência Internacional para Desenvolvimento de Servidores Técnico-Administrativos do IFRJ com lotação na Reitoria. As normas de participação dos servidores técnico-administrativos seguirão conforme os critérios estabelecidos na Chamada Interna e determinados pela Coordenação-Geral de Relações Internacionais do IFRJ.

O programa destina-se à vivência internacional de servidores técnico-administrativos lotados na Reitoria do IFRJ para a realização de um período de vivência internacional de curta duração junto ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC (Portugal). A vivência tem como objetivo principal a elaboração de competências com vista ao apoio às ações de internacionalização e desenvolvimento institucional nos âmbitos do ensino, pesquisa/inovação, extensão e gestão desenvolvidas pelo IFRJ.

Serão oferecidas seis vagas para os servidores técnico-administrativos com lotação na Reitoria do IFRJ. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: um servidor técnico-administrativo por pró-reitoria e um servidor técnico-administrativo com lotação no gabinete da Reitoria (GR).

“Há tempos pensamos em um projeto que fosse completamente voltado para os técnicos administrativos e chegamos a este modelo de ação de desenvolvimento pessoal e internacionalização. Será, com certeza, uma marco como ação institucional importante para a valorização de pessoas e que a internacionalização seja a mola propulsora disto. Tivemos muito cuidado na escolha da instituição parceira, para que nossos servidores se sintam bastante acolhidos durante o programa.  Em 2022, por motivo do I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Superior, em Portugal, eu e o reitor tivemos a oportunidade de conhecer o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e não tivemos dúvidas que esta ação deveria ser ali, por tudo que vivenciamos em apenas um dia de visita e pela forma que o IPVC encara a educação”, contou o coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, Rodrigo Lemos.

Rodrigo disse, ainda, que as trocas e os compartilhamentos entre os servidores do IFRJ selecionados com a instituição destino serão importantes para o desenvolvimento do IFRJ: “Principalmente, por ser por meio deste vetor importante que é a internacionalização. Começamos com um piloto, com seis vagas distribuídas para os TAEs lotados na Reitoria, mas com pretensão de que a ação, a médio prazo, possa chegar aos nossos campi também”, afirmou.

A vivência terá a duração de 15 dias, a contar do início das atividades; A atividade deverá acontecer entre os meses de abril e junho de 2024, de acordo com a disponibilidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC em receber os aprovados nesta Chamada Interna.

A Coordenação-Geral de Relações Internacionais comunicará, tão logo seja possível, por e- mail, a data de início e término das atividades da vivência internacional no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para organização dos trâmites burocráticos referentes à viagem, com uma antecedência mínima de 30 dias a contar a publicação do Resultado Final.

Serão concedidos seis auxílios individuais, no valor de R$ 23.600,00 para cada selecionado, dentro do número de vagas, para arcar com despesas como passaporte, passagem, seguro-viagem, hospedagem e alimentação durante o período de estadia para a vivência internacional no Instituto Politécnico de Viana do Castelo - IPVC, em Portugal.

Todas as despesas, tais como obtenção de passaporte, passagem aérea, alojamento, alimentação, seguro saúde internacional com cobertura de todas as despesas médico-hospitalares e repatriação médico-sanitária, ou outros gastos, serão efetuadas pelo beneficiário; os custos que extrapolarem os valores concedidos através desta chamada serão de responsabilidade do mesmo.

São pré-requisitos para se inscrever:

1. Ser servidor efetivo Técnico-Administrativo do IFRJ, com lotação na Reitoria;

2. Ter cumprido o estágio probatório;

3. Não possuir Cargo Comissionado, em nível de Cargo de Direção CD2 e CD3.

4. Possuir formação acadêmica ou ter atuação na Reitoria nas áreas do item 8.2 desta chamada interna.

5. A seleção dos candidatos respeitará, independentemente da classificação final, o número de vagas disponibilizadas pelo IPVC para cada área que consta no item 8.2 desta chamada interna.

Os interessados em concorrer a uma das vagas destinadas ao seu setor de lotação deverão preencher formulário eletrônico disponibilizado pela Coordenação-Geral de Relações Internacionais do IFRJ de 22/12/2023 até 23h59min do dia 21/01/2024, , anexando um único arquivo em PDF com os seguintes documentos, na ordem descrita abaixo:

1. Comprovante de vínculo com IFRJ;

2. Plano de Atividades;

3. Carta de Motivação; (Anexo I)

4. Termo de Outorga (Anexo II);

5. Anuência Chefia Imediata (Anexo III).

6. Comprovante de formação na área pretendida ou áreas afins estabelecidas no item 8.2 desta chamada interna quando o servidor (a) não tenha atuação direta na Reitoria relacionada à sua formação.

Mais informações podem ser obtidas através do edital.