Logo IFRJ

IFRJ marca presença no Encontro Nacional de Gestores de Comunicação

Com o objetivo de fortalecer a comunicação pública desenvolvida nas instituições federais de ensino, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), promoveu o Encontro Nacional de Gestores de Comunicação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, edição 2023. O evento foi realizado entre os dias 4 e 7 de dezembro, na capital federal, e contou com palestras de especialistas e debates sobre temas estratégicos para a comunicação institucional e o seu relacionamento com a sociedade.  

O IFRJ foi representado pela coordenadora geral de Comunicação Social Juliana Santos.

O professor e servidor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Jorge Duarte, trouxe para o Encontro o papel e a influência dos comunicadores no avanço das organizações. Nesse âmbito, ele destacou a necessidade de a comunicação estratégica ser construída com a alta gestão e estar sintonizada com a missão das instituições. Sobre o tema, os gestores também participaram do Seminário O Papel e a Carreira do Comunicador no Serviço Público Federal, promovido pela ABCPública. 

Representantes das plataformas YouTube, TikTok e Meta destacaram as múltiplas oportunidades das redes sociais, ao passo que a Secretaria de Estratégia de Redes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) apresentou um painel com dados, orientações e percepções relacionados à presença e atuação nas redes. 

O Encontro ainda contou com: painel sobre educação midiática; oficina sobre rádios educativas; parceria com o Canal Educação e a Rádio Nacional da Amazônia; relato de experiência do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom); e apresentação dos projetos prioritários do MEC. 

 A abertura do evento teve a participação do secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira; do chefe de gabinete da Secretaria Executiva da Secom/PR, Marcelo Cafrune; do assessor especial da Setec, Felipe De Angelis; e do vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Flávio Luís Barbosa. 

Comitê – Gestores de 33 Institutos Federais (IFs) e do Colégio Pedro II destacaram a importância de eventos como esse para a construção de uma rede colaborativa, capaz de impulsionar a comunicação nas instituições. O colegiado também debateu e aprovou a constituição de um comitê independente de gestores de comunicação, que terá o apoio técnico da Setec. O comitê é formado por uma diretoria colegiada com suplentes das cinco regiões do País: pelo Sul, Geisa Golin (IFSC) e Vinícius Waltzer (IFSul); pelo Sudeste, Juliana Santos (IFRJ) e Bráulio Siffert (IFNMG); pelo Nordeste, Carlos Domingos (IFPE) e Clara Bezerra (IFRN); pelo Centro-Oeste, Adriana Campos (IFG) e Vinícius Villas Boas (IFMS); e, pelo Norte, Gildo Júnior (IFRR) e Viviane Camelo (IFRO). 

Juliana sentada com a reperesentante da comunicação do IFRN e com a do IFES. TODAS SENTADAS DE FRENTE
IFRJ, IFRN e IFES

Juliana Santos deu uma entrevista exclusiva sobre o evento e falou dos desafios do setor atualmente:

CGCOM - Qual a importância desse evento para a Comunicação da Rede Federal?

Juliana Santos - Esse evento representa uma reaproximação e fortalecimento dos Comunicadores da Rede Federal com o MEC e com a Setec. O último encontro presencial organizado pela Setec foi em 2015 e, com as mudanças políticas no Brasil, esses momentos deixaram de acontecer. Desde então o grupo se sustenta de forma online.

CGCOM - Na sua avaliação, quais foram os principais avanços nas áreas ligadas ao setor?

JS - Os principais avanços são também as nossas maiores dificuldades: a presença nas redes sociais.

A maioria das pessoas entrou no setor de Comunicação dos seus IFs quando as redes ainda tinham um papel pequeno dentro dos Institutos e hoje é nossa maior e melhor forma de divulgação das ações institucionais. As produções para essas plataformas cresceram muito e foi o que mais avançou, além de unir nesse ambiente o trabalho de praticamente todas as áreas de comunicação: jornalismo, publicidade, relações públicas e audiovisual.

CGCOM - Quais são os maiores desafios percebidos durante o encontro?

JS - Apesar da realidade diferente na Comunicação em cada estado, o maior desafio que temos em comum é a necessidade urgente de recomposição das equipes, uma vez que as necessidades e demandas em termos de comunicação são cada vez maiores com os avanços das plataformas de redes sociais e os cargos de comunicação foram vedados de concurso público ou extintos. 

CGCOM - Como o IFRJ se encontra em comparação com os outros IFs?

JS - A Comunicação do IFRJ teve seu trabalho reconhecido pelos pares e pela própria Setec. A formação diversificada da equipe também é um diferencial, mas ficou ainda mais claro que temos uma das menores equipes do Brasil.

CGCOM - Você faz parte de um comitê independente, formado no Encontro. Como vai ser a atuação desse comitê e quais são as expectativas reais?

JS - O comitê é composto por um representante de cada região e eu sou a representante da região sudeste. O objetivo é propor ações estratégicas na área de Comunicação para o fortalecimento das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica.

Vamos trabalhar em rede e o próximo passo é elaborar um plano de ação para 2024 com olhar para as principais necessidades que temos em comum como políticas de cooperação, campanhas de nível nacional, fomentar a capacitação dos profissionais da rede e a luta por concurso público para Comunicação.

CGCOM - Diante de um cenário de expansão do IFRJ, como a comunicação vai se preparar para atender as novas demandas?

JS - Precisamos continuar lutando para o aumento da equipe, seja via novos concursos, formação do grupo dos agentes de comunicação nos campi e contratação de estagiários de jornalismo e publicidade.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS