Logo IFRJ

IFRJ marca presença na MOSTRATEC

A MOSTRATEC 2022, maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, que está sendo realizada em Novo Hamburgo – RS, de 25 a 27 de outubro, tem representantes do Campus Rio de Janeiro do IFRJ.

O projeto “POTENCIAL DOS ÓLEOS ESSENCIAIS NA PANDEMIA DE COVID-19” está na mostra. Os alunos finalistas são: Isabella da Silva Gonçalves (Técnico Integrado em Química/Campus Rio de Janeiro);Rodrigo Lima de Almeida (Técnico Integrado em Biotecnologia/Campus Rio de Janeiro) e Camily da Silva Augustinho (Técnico integrado em Farmácia/Campus Rio de Janeiro). A orientadora é Marina das Neves Gomes e a coorientadora, Fabricia Viana Fonseca.

tres alunos de pé em frente ao banner

 Segundo os autores, o projeto compila informações sobre as propriedades e usos dos óleos essenciais em doenças respiratórias de origem viral, nomeadamente causadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, buscando potencialidades desses óleos essenciais que lhes permitam serem utilizados na prevenção, tratamento, efeito paliativo e recuperação de sequelas da doença COVID-19.

De forma simultânea, explicam, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) estão sendo exploradas com a finalidade de auxiliar no manejo clínico da COVID-19. Entre as

PICS destaca-se a aromaterapia, prática terapêutica secular que consiste no uso intencional de concentrados voláteis extraídos de vegetais - os óleos essenciais (OE) - a fim de promover ou melhorar a saúde, o bem-estar e a higiene. Os OEs têm um grande potencial antiviral o que fortalece o uso dos óleos para tratamento, prevenção, paliativo e/ou recuperação pós COVID-19. 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS