Logo IFRJ

IFRJ obtém resultado de excelência na Avaliação Quadrienal da CAPES

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) e as coordenações dos Programas de Pós-graduação (PPGs) do IFRJ tiveram acesso, na última semana, ao resultado da Avaliação Quadrienal 2021 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente ao período 2017-2020, que define a manutenção ou não dos PPGs no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a quantidade de bolsas financiadas por agências de fomento, além de fomentos e incentivos para a pesquisa e a inovação que são condicionados às notas obtidas pelos cursos das instituições, entre outros. Nessa avaliação, os sete cursos do IFRJ obtiveram um ótimo resultado: seis cursos – quatro mestrados e dois doutorados – com conceito 5 e um mestrado, o mais recente da instituição, que se manteve com conceito 3. 

A CAPES realiza uma avaliação periódica de todos os Programas de Pós-graduação (PPGs) stricto sensu (mestrado e/ou doutorado), com base em uma ficha com quesitos comuns para todas as 49 áreas de avaliação da CAPES, que definem itens e subitens de acordo com suas especificidades. Essa avaliação resulta em um conceito que varia entre 1 e 7, sendo 3 o mínimo para funcionamento de um mestrado e 4, para um doutorado. Apenas PPGs com doutorado consolidado podem obter conceito 6 ou 7. Para o reitor do IFRJ, Rafael Barreto Almada, os conceitos obtidos pelos programas de pós-graduação stricto sensu do IFRJ consolidam cada vez mais a missão institucional de verticalização do ensino, da educação profissional técnica de nível médio ao doutorado, visando a integração com a pesquisa, a inovação e a extensão, que são atividades obrigatórias para quem atua no mestrado e no doutorado.

De acordo com Marcus Vinicius da Silva Pereira, pró-reitor da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), a excelência de uma instituição de ensino, pesquisa e extensão passa pela quantidade e qualidade dos seus programas de pós-graduação stricto sensu. Não por acaso as instituições consideradas as melhores do país são as que têm mais cursos e com os melhores conceitos atribuídos pela CAPES, e os relatórios da avaliação dos PPGs do IFRJ demonstram que a instituição está no caminho certo.

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA), iniciado em 2011 com o mestrado profissional, foi destaque, ao passar do conceito 3 para 5, sendo o único mestrado profissional da área de Ciência de Alimentos avaliado com esse conceito no Brasil. 

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC), o PPG mais antigo do IFRJ, iniciado em 2008 com o mestrado profissional e em 2019 com o doutorado profissional, apresentou todos os quesitos do relatório avaliados como “muito bom”, garantindo a manutenção do conceito 5, já que, no quadriênio 2017-2020, ainda não havia ocorrido defesas de doutorado, condição para alcançar o conceito 6. 

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), coordenado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e iniciado em 2013, passou do conceito 4 para o 5. 

O Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), PPG em rede coordenado pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), iniciado em 2014 com o mestrado e doutorado acadêmico, passou do conceito 4 para o 5. 

O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), PPG em rede concebido no âmbito do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e, atualmente coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), iniciado em 2018 com o mestrado profissional, manteve seu conceito 3. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS