Logo IFRJ

IFRJ oficializa a implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD)

O reitor do IFRJ Rafael Almada assinou, no dia 7 de dezembro, a portaria de instituição do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), marcando o início efetivo da implementação em 2023. Este evento representa a conclusão de uma série de ações que incluíram a autorização, a aprovação do regulamento e, finalmente, a instituição do programa no IFRJ.

A Resolução nº 150/2023, que aprovou o regulamento do PGD, alinha o IFRJ com o programa de gestão e desempenho do Governo Federal, promovido pelo Ministério da Gestão, Inovação e Serviços Públicos (MGI). Modelado pelo Decreto nº 11.072/2022 e normatizado pela Instrução Normativa nº 24/2023, o PGD traz inovações significativas no processo de implementação em instituições públicas.

A discussão da portaria de instituição ocorreu no Colégio Dirigente (COLDIR), envolvendo diretores gerais e pró-reitores. Foram delineadas etapas para a implementação, sendo a primeira a possibilidade de adesão ao PGD pelos servidores técnicos administrativos em educação. Não há limites de vagas estabelecidos, permitindo a participação de todos ou quaisquer servidores do IFRJ, podendo ser ativos, cedidos, em exercício provisório, etc....

Uma inovação significativa é a opção de teletrabalho por até dois dias na semana, proporcionando aos servidores cumprir suas atividades e metas estabelecidas no programa. A Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação e Comunicação (DGTIC) já implementou um sistema estratégico que irá guiar o trabalho do PGD.

O Polare é um Sistema eletrônico do Programa de Gestão e Desempenho. Tem como principal objetivo proporcionar o acompanhamento detalhado das entregas e resultados das unidades, bem como do desempenho dos servidores.

Comprometida com o cronograma de implementação, a Reitoria fortaleceu a atuação dos servidores dentro do programa, que agora avança para a etapa de implementação e adesão dos servidores, possibilitando a participação presencial ou parcial com até 40% de teletrabalho. As próximas fases incluirão a extensão do PGD para os professores, consolidando sua atuação em toda a instituição. O IFRJ se firma como um protagonista na modernização de seus processos, alinhando-se às práticas mais avançadas de gestão e valorizando o desempenho de seus servidores.

Para fins de melhor orientar os servidores e dar transparência ao PGD está sendo construída a página que tem acesso pelo link https://www.ifrj.edu.br/pgd e na qual já constam informações como documentos internos e externos em vigor, orientações, perguntas e respostas.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS