IFRJ participa do Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”

Participantes do evento posam na frente de um banner rosa com logo do evento

A estudante Maira Ferreira Lopes (primeira à direita), do campus Rio de Janeiro, representou o Instituto na programação do ConectaIF 2018

Produzir protótipos de experimentos ou equipamentos que poderão ser utilizados em aulas do ensino médio, nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. Esse foi o desafio de 41 alunas de cursos técnicos e superiores de todo o Brasil. Elas se reuniram no Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”, que aconteceu de 7 a 10 de agosto, dentro do ConectaIF 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF.

A atividade contou com uma aluna representante de cada uma das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica por todo o país. Maira Ferreira Lopes, do Bacharelado em Ciências Biológicas do campus Rio de Janeiro, foi a representante do IFRJ no evento. Ela destacou que nos seus oito anos de Instituto, já teve oportunidades incríveis: “Já realizei muitos sonhos que eu tinha e outros que eu nem imaginava ter, rodei boa parte do Brasil e fui até para fora [do país] representando essa minha escola. Conheci muita gente linda, vivi cada coisa fantástica. Eu achei que isso já tinha acabado. Com meu segundo ciclo se encerrando na casa, achei que já tinha vivido tudo que tinha para viver ali. E então eu recebi a oportunidade de mais uma vez representar minha instituição. Uma oferta impossível de se negar e que foi muito mais do que eu podia imaginar. Eu sou gratidão da cabeça aos pés”, enfatizou.

Imagem mostra uma roda formada pelas alunas do grupo Science 4 all deitadas no chão ao redor do tabuleiro do jogo criado por elas
Equipe de Biologia criou jogo que trata sobre zoonoses no Brasil

A estudante contou que, em três dias de trabalho, a equipe “Science 4 ALL” criou em um dos seus projetos um jogo didático para ajudar alunos do ensino médio a aprender sobre zoonoses de importância para todo o país. De acordo com Maira, era tudo o que ela mais queria: poder usar o que sabe para uma ação de importância para a saúde pública. “Nós nunca tínhamos nos visto antes, tínhamos formações diferentes, idades diferentes, éramos de regiões completamente diferentes. Uma mistura de personalidades, sotaques e vivências. Pesando em cima da gente o cansaço, o medo de dar errado. E para nos ajudar, muita, mas muita gente boa. E o que nos movia? A vontade de fazer a diferença. Têm horas em que parece difícil mudar o mundo, mas quando você vive algo como eu vivi nessa semana, você percebe que é muito fácil”, afirmou, destacando ainda o orgulho de ter participado do projeto.

ConectaIF 2018

O ConectaIF foi um evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), que buscou fortalecer a relação entre a instituição e o mundo do trabalho. No evento, pessoas de diferentes áreas de atuação puderam conversar, trabalhar em conjunto, demonstrar seu potencial e fechar parcerias, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos, gestores, empresários, instituições parceiras e público visitante.

O ConectaIF - evento aberto e gratuito - reuniu em um só local, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas.

Alessandra, Maira e Rafael sentados em um sofá vermelho e segurando a bandeira do IFRJ
A pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Alessandra Ciambarella,
e o reitor do IFRJ, Rafael Almada, comemoraram a participação de Maira no evento

Com informações do IFB