IFRJ participa de e-book sobre internacionalização

Dois estudantes e um professor do IFRJ publicaram capítulos no e-book “Vozes da Internacionalização”. O lançamento do livro foi realizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) durante a Sessão Solene da Câmara dos Deputados Federais que homenageou os 15 anos da Rede Federal.

A sessão ocorreu no dia 7 de dezembro e teve a participação do reitor Rafael Almada e servidores da instituição. Os textos foram selecionados pelo Conif através de um edital publicado em agosto deste ano. Ao todo foram enviados 13 relatos de servidores, alunos e egressos, o maior número de textos por instituição.

Intitulada “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores da educação profissional, científica e tecnológica”, a proposta da publicação digital é apresentar uma coletânea de narrativas autênticas e inspiradoras sobre experiências de internacionalização da Rede Federal, em comemoração dos 15 anos dos Institutos Federais.

A ideia do e-book surgiu na reunião do fórum de Assessores de Relações Internacionais realizada em Blumenau/SC no 1º semestre de 2023. A proposta foi feita pelo coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ Rodrigo Lemos e aceita pelo grupo representante.

Segundo Rodrigo, desde a concepção do e-book, realizada em maio, os participantes entenderam que a internacionalização além de ser um vetor de desenvolvimento institucional, possui grande impacto na vida dos estudantes e servidores que participaram deste processo dentro das 41 instituições que compõem a Rede Federal.

O coordenador-geral parabenizou ainda a todos os participantes do Instituto que enviaram relatos para criação da obra e ressaltou a importância de coletar esses relatos para mostrar toda a capilaridade das ações da área e seus impactos, como também uma forma de prestar contas à sociedade do que os Institutos Federais produziram ao longo dos seus 15 anos de existência.

De acordo com a sinopse do e-book escrita pela diretora de Relações Internacionais do Conif Ana Carolina Batista, a obra evidencia de que maneira o processo de internacionalização instalado na Rede Federal tem transformado a vida de estudantes e servidores, bem como impactado a realidade de comunidades e do mundo.

Um dos capítulos do e-book tem a participação da estudante do curso Bacharelado em Farmácia do Campus Realengo Carolina Mattoso Lopes, intitulado como “Sonhei, perseverei, realizei: do Rio de Janeiro a Estrasburgo”, relata a jornada de intercâmbio da estudante na França pelo Programa “Reari-Utrecht”. ‘Ver minha experiência reconhecida não só pessoalmente, mas também compartilhada em meio a outras narrativas, proporcionou uma sensação de validação e pertencimento’’ disse Carolina.

O segundo capítulo do e-book também conta com a participação do docente Julio Page de Castro do Campus Duque de Caxias tem o título de “Programa Vet Teachers for the future SETC/MEC, e nele o professor conta sua experiência na capacitação de docentes do ensino profissional realizado na Finlândia no ano de 2015.

O terceiro capítulo do e-book foi escrito pelo egresso do curso Técnico em Automação Industrial do Campus Volta Redonda Vinícius Dutra Ramos, intitulado “Relato de experiência de um estudante do IFRJ no Sakura Science Exchange Program”, que relata como foi estar nesta imersão de curta duração no Japão em 2023. “Foi uma imensa alegria e honra compartilhar um pouco do meu intercâmbio e poder encorajar outros estudantes a participar dessa experiência única. Ver meu texto sendo selecionado é verdadeiramente gratificante. Cada momento vivido durante o intercâmbio foi enriquecedor, e saber que posso inspirar outros a embarcar nessa jornada e em outras oportunidades que a Rede Federal proporciona é muito emocionante.

O e-book se encontra disponível gratuitamente no site da Editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).

cartaz do evento