Logo IFRJ

IFRJ participa de próxima edição do Congresso Nacional de Práticas Inclusivas

Logo do evento mostra duas mãos, uma laranja e outra verde, formando um círculo em volta da sigla Conapi

O “Congresso Nacional de Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens” (CONAPI) – que será realizado nos dias 08, 09 e 10 de abril de 2019, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos dos Goytacazes - RJ – terá a participação do IFRJ como instituição parceira e apoiadora. 

A professora de língua portuguesa no campus Rio de Janeiro Patricia Teles Alvaro, que é também a líder do grupo de pesquisa “Relações entre Educação, Empoderamento, Diversidade e Cultura de Direitos Humanos” (REDIH-IFRJ/CNPq), foi convidada para integrar o comitê científico do CONAPI  e, também, para participar da reunião científica, que será  realizada no Congresso, visando  estabelecer o Fórum Nacional de Práticas Inclusivas. 

“Acreditamos que nossa instituição tem um grande  potencial  para contribuir com o avanço de Práticas Inclusivas, através do desenvolvimento de estudos e pesquisas em nossos cursos de pós-graduação, de modo que se consolidem no cotidiano de nossas práticas educativas. Assim, também, atuamos para a formação de agentes transformadores da sociedade”, declarou Patricia. 

O CONAPI – O objetivo do evento é fomentar o debate interdisciplinar sobre educação inclusiva, tendo como eixo norteador as práticas de ensino e aprendizagem. Nessa direção, tem como meta promover o conhecimento da área de educação inclusiva com vistas a disseminar estratégias de ensino e alavancar as políticas públicas educacionais que possam contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem de diferentes sujeitos.

Para tanto, o Congresso contará com a presença de vários pesquisadores que discutem diversos temas sobre a educação inclusiva. Na programação estão previstas palestras, mesas-redondas, minicursos, grupos de trabalho, lançamentos de livros e atividades culturais. 

Os interessados podem se inscrever até 20 de março de 2019 e a submissão de trabalho será aceita até o dia 17. Mais informações podem ser obtidas através do site do evento: https://www.even3.com.br/conapi.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS