IFRJ participa do “Rio Entrepreneurship Programme”

Realizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com apoio do Instituto Federal Fluminense, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e da UNESCO-UNEVOC,começou hoje, 17 de outubro,  o “Rio Entrepreneurship Programme”, uma oficina sobre estruturação de hackathons como instrumento de desenvolvimento de capacidades para estimular mentalidades empreendedoras em instituições de ensino profissional e tecnológica. O evento, que termina amanhã, 18, acontece na fundação Casa de Ruy Barbosa, no bairro de Botafogo

A abertura dos trabalhos foi realizada pelo reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, representando o presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, por Nickola Browne, da UNESCO-UNEVOC e por Henrique da Hora, IFF.

Rafae Almada, nickola B e Henrique da Hora

Nickola disse que trata-se de uma iniciativa importante na medida em que possibilita um novo olhar sobre a possibilidade de se conseguir incentivar de maneira direta um ambiente de inovação, criando novas formas de motivar estudantes a desenvolverem seus projetos.

Rafael Almada destacou a oportunidade de juntar o Hacking Rio e o evento do Conif para gestores. “Acho que isso vai dar um potencial que tem tudo a ver com a linha de formação na área de empreendedorismo, de inovação, que a Rede precisa. E isso é um dos pilares da UNEVOC, que trabalha pensando em educação profissional para esse lado do empreendedorismo, na área de inovação. Então, vários dos gestores participaram de uma chamada e estão aqui hoje”.

O Hacking in Rio, citado pelo reitor do IFRJ, é um evento baseado em maratonas de programação, conhecido como hackathons, de caráter interdisciplinar e colaborativo, buscando reunir programadores, desenvolvedores, profissionais/estudantes de diversos segmentos, profissionais de negócios/inovação, designers e inventores em geral, com finalidade de possibilitar o desenvolvimento de soluções, protótipos, hardwares, softwares, aplicativos e quaisquer outras soluções inovadoras.

A programação do dia 18 inclui diversas atividades como: From Public Politics to Entrepreneurial Development in TVET; The Impact of Entrepreneurial Training on the Local, Regional, and Global economy; Aspects of Intellectual Property in Entrepreneurial Environments and their relation to the TVET curriculum, e, por fim, um painel de discussão: “The Global Impact of Innovative Entrepreneurship”

Unevoc

O Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) é um dos sete institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e atua para o desenvolvimento da educação técnica e profissional.

O Unevoc implementa suas atividades por meio de uma rede mundial de instituições e, desde dezembro de 2016, o Conif é um dos centros representantes no Brasil.