IFRJ participa do V Encontro Nacional da EJA-EPT

Aconteceu, entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro, no IFSul – campus Sapucaia do Sul, o V Encontro Nacional da EJA-EPT. O tema desta edição foi “15 anos da EJA-EPT: por uma política pública de fato e de direito”, celebrando a trajetória da EJA-EPT.

O Encontro Nacional da EJA-EPT foi criado em 2018 pelo coletivo de servidores e servidoras articulados em torno da EJA da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EJA-EPT) e atualmente conta com a participação de 18 instituições, incluindo institutos federais e escolas vinculadas.

Após duas edições que aconteceram totalmente online, em função da pandemia ocasionada pela Covid-19, o Encontro Nacional da EJA-EPT retomou o formato presencial em 2022, porém de forma adaptada. Visando a segurança do público, o encontro foi dividido em três momentos:

- Atividades comemorativas dos 15 anos da EJA-EPT, entre 15 e 30 de setembro,  realizadas de maneira independente nas instituições vinculadas à Rede Federal;

- Apresentações online de trabalhos acadêmicos em 26 de outubro;

- Evento presencial no Campus Sapucaia do Sul, entre 29 de novembro e 01 de dezembro. Em seu momento presencial, o V Encontro Nacional da EJA-EPT contou com palestras, mesas redondas e relatos de experiências.

Neste ano, o encontro também foi promovido por três institutos federais: o do Rio Grande do Sul - IFSul, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), além do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM).

Para os alunos do Campus Duque de Caxias do IFRJ, essa foi uma experiência enriquecedora para além da área acadêmica. “Momentos como esse reafirmam a importância da EJA em todos os espaços”, disse a aluna Fabrícia Nicomedes.

Alunas do IFRJ que participaram do evento