IFRJ pesquisa Impactos da Covid-19 na Economia Criativa

Levantamento é feito em parceria com o OBEC-Ba e ESPM/RJ

Em tempos de pandemia da Covid-19, o IFRJ passou a colaborar academicamente com o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) - grupo de pesquisadores de várias instituições, sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - na pesquisa "Impactos da Covid-19 na Economia Criativa". Participam, ainda, dessa colaboração acadêmica pesquisadores do ESPM/RJ e da UFRRuralRJ/Nova Iguaçu.

As informações coletadas subsidiarão estudos sobre os resultados da crise da Covid-19 para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura e grupos que atuam nos setores artísticos, culturais e criativos no estado do Rio de Janeiro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor criativo emprega hoje aproximadamente 1,9 milhões de pessoas (1,6% dos ocupados) no Brasil, sendo que, destes, cerca de 44% atua de maneira autônoma. Desde o começo da pandemia, a economia criativa vem sentindo o baque das determinações de isolamento, necessárias para o controle da disseminação do vírus, como o fechamento dos espaços, o cancelamento das programações, além da suspensão da produção de filmes e discos, entre outras atividades.

“A economia criativa sempre sofreu com a falta de dados que permitam análises mais coerentes sobre a realidade do setor. Neste momento, mais do que nunca, precisamos de informação para que as medidas propostas sejam mais efetivas para mitigar as consequências da crise”, afirmou a professora Daniele Canedo, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e filiada ao Pós-Cultura (Ihac/UFBA), que coordena a pesquisa.

Segundo João Guerreiro, professor do Bacharelado em Produção Cultural do Campus Nilópolis do IFRJ, as informações coletadas poderão auxiliar os poderes públicos estadual e municipais no enfrentamento dos impactos gerados pela pandemia. “E também permitirão um acompanhamento das políticas públicas que estão sendo gestadas pelo Congresso Nacional (Lei Aldir Blanc) e que porventura sejam realizadas ao nível estadual e pelos municípios do Estado do Rio de Janeiro”, disse.

O questionário procura identificar três temas fundamentais: impacto estimado da COVID-19, estratégias de enfrentamento e relações prévias com o poder público. O tempo médio de resposta é de quinze minutos.

Responda abaixo o questionário:

Trabalhadores e trabalhadoras da cultura

Grupos que atuam nos setores artísticos, culturais e criativos

A equipe de pesquisadores do IFRJ é formada por professora(e)s de três campi: Alexandre Pimentel (Nilópolis), Anderson Oriente (São João de Meriti), Fernanda Delvalhas Piccolo (Nilópolis), João Guerreiro (Nilópolis) e Jonas Lana (Belford Roxo).

Colaboração: Professor João Guerreiro

Fonte da imagem: Música vetor criado por macrovector - br.freepik.com