IFRJ premiado na 3° Edição do Prêmio Paulo Freire

O IFRJ marcou presença na 3° Edição do Prêmio Paulo Freire da ALERJ, evento realizado no dia 12 de dezembro na capela ecumênica da UERJ.

A premiação é concedida a professores que se destacam por sua atuação em sala de aula. Esse ano, foram selecionadas 41 iniciativas promovidas por profissionais de educação de escolas e universidades da rede pública de ensino em áreas como Comunicação, Sustentabilidade e Ciências.

O IFRJ foi representado pelo professor André Guimarães Valente, do Campus São Gonçalo, premiado na modalidade “Experiência Pedagógica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos” por seu trabalho intitulado “Implementação do curso de formação inicial em Cuidador de Idoso Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA no Campus São Gonçalo do IFRJ”.

André Valente disse que o prêmio é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado por um coletivo de servidores do IFRJ. “Compreendemos que a EJA é uma modalidade extremamente importante, e que a rede federal deve ser protagonista na oferta própria e também no fortalecimento da EJA nas demais redes”.

imagem mostra andre valente ao centro, ladeado pelos colegas do IFRJ

Já a coordenadora Geral de Educação de Jovens e Adultos do IFRJ, Emanuele Nunes de Lima Figueiredo Jorge, lembrou que resultados como esse são importantes para alavancar a EJA, pois, de acordo com sua avaliação, estimula cada vez mais servidores a realizar ações inovadores para a Educação de Jovens e Adultos na rede Federal e principalmente no IFRJ.

De acordo com as regras do edital, a escolha dos projetos ficou a cargo de uma banca plural de avaliadores, composta por nove integrantes: três indicados pela comissão de educação da ALERJ; um do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe); um da União de Professores Públicos no Estado do Rio de Janeiro (UPPES), um representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN); um indicado pela União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES); um outro pela Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (AERJ) e um último pela União Nacional de Estudantes (UNE).

Estavam presentes: o diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Educação, Clenilson da Silva Souza Junior; a diretora adjunta de Ensino Técnico e Qualificação Profissional, Gilsiane Escobar; o diretor de Ensino do Campus São Gonçalo Filipe Nery, e a coordenadora Geral de Educação de Jovens e Adultos do IFRJ, Emanuele Nunes de Lima Figueiredo Jorge.