Logo IFRJ

IFRJ presente em dois congressos voltados à divulgação científica

O IFRJ participou do XIII Congresso Brasileiro de Atividade de Aventura (CBAA) e do VII Congresso Internacional de Atividade de Aventura (CIAA), realizado de 22 a 25 de maio no CEFET Petrópolis. Nessa edição o Instituto teve a oportunidade de intensificar sua participação, inclusive contribuindo no comitê científico e na organização de algumas atividades.

O CBAA/CIAA é um evento de grande reconhecimento no Brasil. Dentre os diversos profissionais que participam do congresso, se destacam professores de educação física, profissionais ligados ao turismo e ao meio ambiente. Nele se tem a oportunidade de adquirir conhecimentos, compartilhar experiências, vivenciar atividades de aventura e ampliar a rede de contatos. O evento surgiu no ano de 2006, a partir da iniciativa do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer, do Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro.

A parceria entre IFRJ e CEFET Petrópolis foi celebrada no dia 23 de março de 2023 com o lançamento do livro “Práticas de aventura e educação: tecendo significados através das experiências”. Fruto do trabalho de vários autores, incluindo professores e estudantes do IFRJ, tais como: Cássia Marques Cândido e João Pedro da Silva (Campus Resende), Gabriela Conceição de Souza (Campus Pinheiral), Leandro Gouveia (Campus Duque de Caxias), Francisco Andrade (à época professor substituto no Campus Paulo de Frontin), Tauan Nunes Maia, André Souza Brito e Pedro Henrique Silva (Campus Niterói) e Marcelo Paraíso (Campus Volta Redonda). A obra conta ainda com produções de outros companheiros de jornada, incluindo Marcelo Faria Porretti, Fernando Amaro Pessoa, Marcelo Soares Salomão e João Vinicius Corrêa Thompson vinculados ao CEFET Petrópolis. O livro pode ser acessado gratuitamente neste link: http://brincadeirasejogos.rds.land/praticas-de-aventura-e-educacao.

Na ocasião os professores Marcelo Porretti, Fernando Pessoa e Marcelo Salomão, idealizadores do Projeto Expedições e principais organizadores do CBAA/CIAA 2024 lançaram a logo do evento. Desde então as conexões entre ambas as instituições se intensificaram, culminando na concretização de uma agenda expressiva junto ao evento. Isto se deu pela participação de servidores do IFRJ e também de alguns estudantes do IFRJ Resende, como fica explícito nos parágrafos a seguir.

Dia 21 de maio, ainda no pré-evento, foi a vez do professor Thiago Melo, físico e membro do Núcleo de Estudos Ambientais (NEAm) do Campus Resende e o monitor Breno Silvério, aluno do Curso técnico em Guia de Turismo, ofertarem uma atividade do projeto ARES - Astroturismo em Resende. De caráter extensionista, o projeto se dedica à divulgação científica, sensibilização ambiental relacionada aos impactos ocasionados pela poluição luminosa e valorização da observação de astros como atividade turística. 

Práticas ligadas ao Esporte Orientação ocuparam um lugar expressivo na programação do CBAA/CIAA. Neste contexto, a professora Cássia Marques Cândido do campus Resende, proponente do projeto extensionista IFRJ em Orientação, teve a oportunidade de coordenar as atividades ligadas à modalidade. Inclusive, logo na mesa de abertura esta parceria foi solenizada junto aos idealizadores e organizadores do evento. 
 

Seguindo com programação ligada ao Esporte Orientação, no dia 22 de maio houve a oferta de uma vivência no jardim do Museu Imperial com a finalidade de compor o City Tour da Aventura. Trata-se de uma atividade de acolhimento desenvolvida no CBAA/CIAA, que teve o objetivo de apresentar aos congressistas alguns pontos turísticos localizados no centro histórico de Petrópolis. Como a aventura esteve presente a todo o momento, em cada destino havia uma prática de aventura disponível para experimentação.  

Também contribuíram para a oferta da atividade a professora Gabriela Conceição de Souza, coordenadora do projeto IFRJ em Ação: práticas corporais e esportivas do IFRJ Pinheiral e o professor Tauan Nunes Maia, coordenador do projeto IFRJ em Ação (Niterói). A atividade ainda contou com a parceria do professor Rogério Campos, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio. Além de colaborar na condução de toda a atividade, Rogério produziu os mapas utilizados durantes o evento, um legado que ficará para educadores da educação básica de Petrópolis.

Entre os congressistas que realizaram a atividade, estiveram presentes os 11 estudantes do IFRJ Resende e também uma ex-aluna, atual voluntária do projeto IFRJ em Orientação.

No dia 23 de maio os mesmos proponentes ofertaram o minicurso “Abordagem pedagógica da Orientação”. Na ocasião ainda puderam contar com a colaboração da professora Fernanda Leocádio Bittencourt Sombra, da Secretaria Municipal de Volta Redonda. O cenário foi o mesmo do City Tour, ou seja, as dependências do Museu Imperial. Nesta atividade os congressistas tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre o ensino da Orientação na escola. 

Dia 24 de maio o cenário foi o Parque Natural Padre Quinha. Na ocasião a equipe ainda contou com o apoio dos estudantes do IFRJ Resende para oferta de práticas de Orientação para crianças, professores e estudantes de graduação de diferentes instituições.

O IFRJ também participou apresentando trabalhos nos formatos pôster e resumo.  Servidores e estudantes apresentaram um total de doze trabalhos no CBAA/CIAA e quatro foram premiados. A seguir serão apresentados os títulos dos trabalhos, autores, campus de origem e premiação obtida:

a. Relato de experiência: a importância da educação turística para a formação técnica de guia de turismo do IFRJ Resende, autoria de Leandra Serrano de Marins Astulla (IFRJ Resende);

b. Lazer, esporte e turismo na natureza: em busca de equilíbrio nas relações entre praticantes e ambiente, autoria de Helena Souza Ferreira, Hugo Eduardo dos Santos Paiva, Luciana Maira Ventura Lemos, Grazielly de Almeida Lemos, Cauã Henrique da Silva e Marielly Vitória Alves Borges, (IFRJ Resende);

c.  Esporte Orientação no CIEP 075: o Impacto no Currículo Escolar, Milton Felisberto Ribeiro Junior (UFRRJ), Cássia Marques Cândido (IFRJ Resende) e Aldair José de Oliveira (UFRRJ);

d. Quatis em Orientação: Nas trilhas das unidades de conservação rumo à educação ambiental com o IFRJ - Cássia Marques Cândido (IFRJ Resende), Caroline Teixeira Lopes (Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente da Prefeitura Municipal de Quatis), Mariana Otaviano da Silva (Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente da Prefeitura Municipal de Quatis), Fernanda Leocádio Bitencourt Sombra (Prefeitura Municipal de Volta Redonda), Sara Cristina do Nascimento Soares (UFF) e Sara de Fátima Diniz Lima (IFRJ Resende);

e. Práticas de aventura, saúde mental e o medo: primeiras aproximações - Marcelo Paraíso Alves (IFRJ/UniFOA), Ana Luisa Frantarolli Perfeito (UniFOA), Dalila de Lemos Sousa e Silva (UniFOA), Rodrigo Alecsander Gomes (UniFOA), Yasmin Batista Ribeiro e Cassio Martins (UniFOA);

f. Formação de professores de educação: Experiências e práticas de aventura na educação básica - Marcelo Paraíso Alves (IFRJ/UniFOA), Evandro de Jesus Ferreira, Cassio Martins (UniFOA), Jorge Ricardo Bueno Leal (IFRJ) e Moisés de Castro Lodoro(UniFOA);

g. Práticas de aventura e jogos de vertigem: Experiências de equilibração para os anos iniciais do ensino fundamental - Evandro de Jesus Ferreira (UniFOA) e Marcelo Paraíso Alves (IFRJ/UniFOA);

h. Práticas de aventura e as possíveis ações de saúde no cotidiano do Instituto Federal do Rio de Janeiro- Marcelo Paraiso Alves ((IFRJ/UniFOA), Dalila de Lemos Sousa e Silva (UniFOA), Rodrigo Alecsander Gomes (UniFOA), Ana Luisa Frantarolli Perfeito (UniFOA) e Cassio Martins (UniFOA);

As práticas de aventura nas aulas de educação física no ensino médio - Cassio Martins (UniFOA), Ana Luisa Frantarolli Perfeito (UniFOA), Dalila de Lemos Sousa e Silva (UniFOA), Rodrigo Alecsander Gomes (UniFOA), Yasmin Batista Ribeiro (UniFOA) e Marcelo Paraíso Alves (IFRJ/UniFOA);

i. Proposta pedagógica de práticas de aventura na escola: um relato de experiência com autoria de Gabriela Conceição de Souza (IFRJ Pinheiral) Anna Carolina Carvalho de Souza (UERJ), Rayná da Silva Brum Pinto (UERJ), Felipe Triani (UERJ), Flávia Fernandes de Oliveira (UERJ), Romulo Meira Reis (UERJ); indicado para a publicação na Revista Brasileira de Educação Física Escolar (REBESCOLAR);

j. Aplicativo aventureiros: uso de tecnologia para o esporte orientação com autoria de Gabriela Conceição de Souza (IFRJ Pinheiral), Roberto Pires Silveira (IFRJ), Alex Moreira Fonseca (IFRJ), Israel Souza (IFRJ), melhor da categoria Resumo do eixo Aventura na Era Digital e Inovação;

k. Esporte de orientação como ferramenta pedagógica interdisciplinar: um estudo de revisão desenvolvido por Italo Souza Cordeiro (IFRJ), Gabriela Conceição de Souza (IFRJ Pinheiral), Leandro Gouveia Almeida (IFRJ), Felipe da Silva Triani (UERJ) - foi indicado para publicação como capítulo do livro “A Aventura de Ensinar a Aventura”, da editora Clube dos Recreadores;

l. O conteúdo de práticas corporais de aventura no IFRJ com autoria de Matheus Campos (IFRJ), Gabriela Conceição de Souza (IFRJ Pinheiral), Anne Nascimento Campos (UFRRJ), Milton Felisberto Ribeiro Junior (UFRRJ) Felipe da Silva Triani (UERJ) - indicado para a publicação na Revista Brasileira de Educação Física Escolar (REBESCOLAR).

O IFRJ parabeniza a todos e deseja sucesso na continuidade dos projetos que culminaram nesta participação exitosa junto XIIICBAA/VIICIAA.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS