IFRJ produz álcool gel 70%

O IFRJ produzirá álcool gel 70% nos laboratórios dos campi. A produção está sendo realizada, a partir de um projeto de servidores e estudantes, para o consumo interno nos campi. A ação foi proposta tendo em vista a situação de pandemia de Coronavírus (Covid-19) determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fabricação acontecerá no campi Arraial do Cabo, Niterói, Nilópolis, Realengo e Rio de Janeiro, que possuem estrutura e profissionais técnicos de Química para serem responsáveis pela produção.

“Essa é uma bela iniciativa que me enche de orgulho e deixa claro o nosso papel social como instituição de educação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem, 17 de março de 2020, a RDC [Resolução da Diretoria Colegiada] 347 autorizando em caráter temporário a produção e distribuição de preparações antissépticas ou sanitizantes oficinais por parte das farmácias de manipulação. Baseados nisso, enviamos um ofício à Anvisa solicitando, também, autorização para que possamos fazer a distribuição externa da nossa produção”, explicou o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

O projeto está sendo realizado através de uma parceria da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Proppi), e recebeu uma verba inicial de investimento da Reitoria de R$ 50.000.

Imagem de Adriano Gadini por Pixabay