IFRJ ratifica a relevância da cultura na Educação

O IFRJ marcou presença da II Conferência Interuniversitária de Cultura, realizada de 25 a 27 de maio de modo virtual. O evento é organizado pelo Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC-RJ), um acordo de cooperação acadêmica e de intercâmbio técnico, científico e cultural, celebrado em 2014, por instituições públicas de ensino superior e de pesquisa do estado do Rio de Janeiro.

A Conferência reuniu as instituições públicas, tanto federais como estaduais, de ensino superior e pesquisa, incluiindo o IFF e o CEFET, para o compartilhamento de experiências, diálogo e intercâmbios na esfera da produção e difusão, assim como na formação de profissionais nas áreas cultural, artística e científica.

O IFRJ participa do FIC desde a sua criação, e nesta edição esteve presente desde o início dos trabalhos, contribuindo com a elaboração e formatação da propostado projeto e seu encaminhamento para a FAPERJ. Desde o final de 2020 tem atuado diretamente também com membros da Comissão Organizadora do Evento.

Da Comissão participaram, num primeiro momento, os professores Ana Luisa Lima, Alexandre Pimentel e João Guerreiro. Em 2021 a professora Andréa Falcão passou a integrar os trabalhos. Andréa diz que “Nesta edição tivemos uma participação muito ativa não só na Comissão Organizadora da II Conferência, mas também em diversos Grupos de Trabalho responsáveis pela produção do evento”. A docente destaca :

1. o GT de Curadoria, responsável pela indicação e escolha dos convidados para participar das apresentações, mesas e debates e também indicação e seleção dos trabalhos das apresentações artísticas;

2. o GT relatoria, responsável pela memória, registro e encaminhamento das demandas e sugestões das discussões das Mesas, dos Encontros Setoriais e dos Grupos Temáticos;

3. o GT Editorial, responsável por elaborar o Regimento Interno da Conferência, definir o formato das  relatorias, preparar os mediadores e relatores, e no momento pós-conferência reunir todos os materiais e memória do encontro para organização dos Anais do Evento.

A produção das apresentações artísticas ficou a cargo do professor João Guerreiro. Para viabilizar o processo foi feito edital de seleção de bolsistas para atuarem diretamente no contato com os artistas para obtenção das licenças e cópias para projeção. Os bolsistas organizaram ainda o envio dos materiais para legendagem e acessibilidade em Libras. No processo, atuaram os alunos Ana Paula Ferreira Ribeiro, Guilherme de Oliveira Duarte, Larissa de Souza Marinho e Lohaine da Silva Moraes do Curso de Produção Cultural de Nilópolis.

Andréa Falcão diz que: “Neste momento em que vivemos a maior crise sanitária de todos os tempos, somada aos ataques constantes que têm sofrido as instituições públicas de educação e cultura, um evento como esse é emblemático e um sopro de esperança em nossos corações”. Além disso, segundo a professora, pela maneira como foi organizada a Conferência, aberta não só à participação da comunidade acadêmica, mas também de outros agentes culturais de fora da universidade, permitiu ampliar o diálogo com os territórios em que o IFRJ está inserido, podendo assim tecer articulações com  as Secretarias de Cultura Estadual e dos Municípios do Rio de Janeiro e Niterói.

Além da participação ativa na organização do evento e na sua condução, o IFRJ se destacou nas apresentações artísticas. “Respondendo por 33% do total de trabalhos selecionados para as mostras, representados com produções de estudantes de diversos campus. São eles: (“AtoZero” (prod. BgH Beats), de Marcii; “Entre músicos e pavões, o Choro”, de Péricles de Morais; “Essa é uma carta de Adeus”, de Kalebe; “Falar sobre angústia”, de Stephanie Leite; Francisca, de Mariane Duarte e Luandeh Chagas; “Literatro _ Contem-me histórias”, de Suellen Andrade; “Rimas Tortas” de Júnior Capelloni). Nos destacamos também nas propostas assertivas em relação aos eventos e atividades pós Conferência”, disse Andrea.

Kalebe, discente de Produção Cultural no IFRJ, Campus Nilópolis, participou com a exibição do clipe da musica "Essa é uma carta de adeus", composição dele em parceria com Ane Dilei. “Foi muito significativo estar presente num evento que exibe, divulga, põe em pauta e discute cultura. Fico contente por ter um espaço para mostrar e assistir o trabalho artístico de toda comunidade acadêmica do Estado do Rio de Janeiro, especialmente por poder representar, junto com alguns amigos, o curso de Produção Cultural (IFRJ) e meu território que é a Baixada Fluminense”.

Outro ponto de destaque na opinião de Andréa Falcão foi o reforço de vínculos entre as instituições parceiras, abrindo caminho para avanços nos objetivos do Instituto na elaboração e execução de programas e projetos de promoção, difusão e formação cultural que favoreçam e contribuam para a difusão da diversidade de saberes e formas de manifestação cultural, assim como de linguagens, dentro e fora das instituições. “O evento criou ainda um cenário favorável de articulação com as secretarias Estadual e Municipal de Cultura, para buscarmos de  forma coletiva outras formas de apoio, financiamento e divulgação dos projetos e produções culturais feitas por nossas comunidades acadêmicas. Evidenciou ainda o nosso papel como agentes políticos de peso no debate e elaboração de políticas públicas para a cidade e o estado do Rio de Janeiro. Um sopro de vida, esperança e alegria. Aguardem, vem muita coisa boa por aí”, finalizou a docente.