IFRJ realizará análise técnica de obras do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A equipe do Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional (Liscomp) do campus Paracambi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) fará uma palestra com o tema "Análise técnica das obras do TMRJ: Um novo olhar", no dia 31/03, a partir das 10h, na Sala Mário Tavares do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ). A realização é fruto de parceria entre o IFRJ, a Secretaria de Estado de Cultura de Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e o TMRJ, com apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS).

O evento está com inscrições abertas, através de formulário on-line, para preenchimento de 80 vagas destinadas ao público. Para quem não conseguir uma das vagas, também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube. A palestra, ministrada pelos professores Renato Freitas e Valter Felix, tem como público-alvo instituições de fomento e pesquisa, profissionais das áreas de conservação, restauração, museologia e patrimônio, além de potenciais parceiros e interessados no desenvolvimento das metodologias de preservação do patrimônio.

"Este evento é a consolidação do alinhamento entre a cultura e a educação, com fortalecimento da área de pesquisa aplicada. Os institutos federais possuem, em suas diretrizes, o compromisso de responder de forma direta às demandas da sociedade", afirmou o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

Durante a abertura do evento, o IFRJ e a Fundação Teatro Municipal (FTM-RJ) vão assinar um termo de intenção de cooperação técnica para realização de ações futuras. Dentro da programação do dia, o público presente ainda vai contar com visita guiada pelas dependências do Theatro.

"Será um dia de agenda cheia, com muitas atividades no nosso Theatro Municipal, uma das construções mais importantes do estado do Rio de Janeiro. Ocupar este equipamento é de grande importância para a valorização da cultura e da história fluminense. A assinatura deste termo vai garantir que as ações não terminem nesta palestra, mas possam continuar nos próximos meses através de mais parcerias, garantindo a extensão da ciência junto à cultura", ressaltou a secretária de estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Para a apresentação da experiência do projeto, os pesquisadores do IFRJ vão utilizar uma pintura de Eliseu Visconti, artista ítalo-brasileiro, como objeto de pesquisa. A imagem será ampliada e projetada no telão, para análise dos palestrantes e do público. O trabalho será desenvolvido com auxílio de um equipamento específico, que permite visualizar a quantidade de pigmentos distribuídos na obra.

"É uma ótima oportunidade para todos aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre algumas das obras de arte que o Theatro Municipal conserva em seu rico acervo. Reforçamos também a importância do desenvolvimento do trabalho conjunto entre as instituições públicas envolvidas para a preservação de nossa história e bens culturais", explicou a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

Sobre a análise das obras - A Unidade Móvel do Liscomp do campus Paracambi atua em projetos e análises físico-química de obras de arte. O laboratório conta com diferentes instrumentos portáteis de análise, entre eles o mapeamento elementar, que permite fazer uma imagem de como os pigmentos estão distribuídos na obra, sendo este o único instrumento da América Latina. Atualmente, o laboratório conta com suporte financeiro do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Diferentes instituições no Brasil, como os Museu Nacional do Rio de Janeiro (MNBA), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e Instituto de Criminalística Carlos Eboli da Polícia do Rio de Janeiro, já demandaram as análises de obras para o laboratório móvel do IFRJ.

Programação:

• 10h: Abertura com o reitor do IFRJ, a secretária de estado de Cultura e Economia Criativa, e a presidente da FTM-RJ
  • 10:50h: Apresentação da experiência e palestra "Análise técnica das obras do TMRJ: Um novo olhar"
  • 11h30: Abertura para perguntas do público
  • 12h: Encerramento
  • 12h -14h: Pausa para almoço
  • 14h: Visita guiada pelo Theatro para participantes (opcional, com número limitado de vagas)

Serviço:

Data: 31/03 (quinta-feira)

Local: Sala Mário Tavares - Theatro Municipal

Endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 14, Centro - RJ

Palestrantes: Renato Freitas e Valter Felix